cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    JANELA INDISCRETA

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Missão Impossível: escrever alguma coisa que ainda não tenha sido escrita sobre Janela Indiscreta. Principalmente para o navegador do Cineclick, sempre bem informado e antenado com as coisas do cinema.
    Mas vale o registro: o clássico de Alfred Hitchcock - considerado por muitos como o melhor do Mestre - está sendo relançado nos cinemas do Brasil em cópias novas e remasterizadas. Com todo o esplendor do verdadeiro sistema Technicolor. Quem nunca o viu na tela grande não sabe o que está perdendo.

    Explorando a visão de um fotógrafo que munido de sua teleobjetiva espiona os apartamentos vizinhos, Janela Indiscreta trabalha magistralmente com toda a amplidão da tela grande. Situações e personagens desfilam pelos olhos de James Stewart (e pelos nossos) de forma fragmentada e magnética. Não é raro ver um ou outro espectador - no escurinho do cinema - inclinando um pouco o corpo aqui e ali para tentar "enxergar" algum centímetro de cena que a câmera de Hithcock não mostrou. Puro cinema interativo realizado muitos anos antes do termo sequer ter sido inventado. É o voyerismo fílmico elevado à sua máxima potência.

    Não dá para falar muito. É preciso ver. Desligue o computador agora mesmo e corra para o cinema mais próximo de você.


    23 de setembro de 2000
    ------------------------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br