cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    LAVOURA ARCAICA

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Lavoura Arcaica é um dos filmes brasileiros mais esperados dos últimos anos. Já há aproximadamente três anos comenta-se que o diretor estreante Luiz Fernando Carvalho havia se dedicado de corpo e alma na adaptação cinematográfica do difícil livro homônimo de Raduan Nassar. Muito se falou sobre o perfeccionismo do cineasta (responsável também pelo roteiro e edição do filme) e sobre o apuro técnico e visual que a obra estaria ganhando. Após tanta expectativa, Lavoura Arcaica entra finalmente em cartaz. E não decepciona.

    A trama mostra André (Selton Mello), um dos filhos de uma numerosa família de agricultores, que repentinamente abandona a casa e a fazenda, para a tristeza de todos. Pedro (Leonardo Medeiros), o irmão mais velho, sai à sua busca e tenta entender o que teria levado André a cometer um ato tão intempestivo. Aos poucos, percebe-se que o rapaz tinha motivos de sobra para a fuga.

    Visualmente, Lavoura Arcaica é deslumbrante. A fotografia de Walter Carvalho (o mesmo de Central do Brasil) enche os olhos do espectador em cada um dos longos 163 minutos de projeção. A trilha sonora de Marco Antonio Guimarães (em seu primeiro trabalho no cinema) é uma sinfonia de sensações, variando sensivelmente entre a reflexão calma e a intensidade dramática exigida pela profundidade do tema. Um primor. O texto, por outro lado, cai pesado como um tijolo. São monólogos e diálogos gigantescos, difíceis, que certamente devem ter exigido o máximo das forças dos atores principais, principalmente, de Selton Mello. É neste particular que o filme não esconde sua origem literária.

    Não espere concessões comerciais: Lavoura Arcaica não tem a menor pretensão de ser um trabalho fácil para o grande público. Sua proposta é perturbar, instigar, mexer o mais fundo possível em temas familiares considerados tabus. Uma obra muito pessoal de Luiz Fernando Carvalho, um dos principais diretores do núcleo de novelas da TV Globo, onde realizou Renascer e O Rei do Gado, entre outros. Carvalho também estava cotado para dirigir Terra Nostra, mas abriu mão do projeto exatamente para finalizar Lavoura Arcaica. O elenco traz ainda Simone Spoladore, Caio Blat e Juliana Carneiro da Cunha.

    Prepare-se, leve um lanchinho e se aventure nesta nova experiência. Não foi por acaso que o filme ganhou o importante prêmio de Melhor Contribuição Artística no Festival de Montreal.

    7 de novembro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br