LEGALMENTE LOIRA
O clássico e tradicional tema do “peixe fora d’água”, tão presente em inúmeras comédias, está de volta no filme Legalmente Loira, uma boa surpresa que estréia neste fim de semana em todo o Brasil.
Bem ao estilo Sessão da Tarde, a história fala de Elle (Reese Whiterspoon, de Psicopata Americano), uma típica patricinha que só pensa nas coisas fúteis da vida. Ao levar um fora do namorado, Elle resolve tentar o que parecia impossível: cursar Direito na tradicionalíssima escola de Harvard, apenas para reconquistar o moço. Mas é claro que ali toda a sua vida vai passar por uma profunda transformação.
O roteiro é dos mais tradicionais e previsíveis, mas mesmo assim Legalmente Loira é um filme muito gostoso de ser visto. Trafegando na contra-mão das atuais comédias adolescentes, Legalmente Loira não tem piadas de mau gosto, não apela para a escatologia e traz um humor até certo ponto refinado. Incrível! Talvez por isso o filme não tenha sido um grande blockbuster nas bilheterias norte-americanas, faturando modestos US$ 20 milhões. Melhor assim. Normalmente, os grandes sucessos do humor recente produzido nos EUA estão desprovidos de cérebro. Por isso, uma comédia inteligente, por mais simples que ela seja, é sempre bem-vinda.
O elenco traz ainda Selma Blair, que já havia contracenado com Reese em Segundas Intenções. Repare também: a ex-supermodelo Rachel Welch faz uma pequena participação, no papel da Sra. Windham-Vandermark
Legalmente Loira é baseado no livro de Amanda Brown, não por acaso, uma advogada loira...
6 de novembro de 2001
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br