cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    LIGADO EM VOCÊ

    Por Roberto Guerra
    22/05/2009

    Quem já assistiu a alguns filmes dos irmãos Peter e Bobby Farrelly sabe que os diretores costumam fazer um humor esdrúxulo, bizarro até, que faz o espectador transitar entre o riso e o constrangimento. Quem não se lembra dos ataques de flatulência de Jeff Daniels em Débi & Lóide? Ou da antológica cena do "gel de cabelo" em Quem Vai Ficar Com Mary? E o que dizer então de Jim Carrey atracado com uma vaca em Eu, Eu Mesmo e Irene? Tem gente que acha tudo isso muito original e divertido, outros consideram de mau gosto. Inegável é que os irmãos diretores têm um raro talento para ver humor onde menos se imagina. Em seu último filme, Ligado em Você, com estréia nesta sexta-feira 5, eles mais uma vez brincam com o inusitado ao narrarem a história de dois irmãos siameses ligados pelo fígado que vivem um dilema quando um deles resolve ser ator em Hollywood.

    Os irmãos são Bob e Walt, interpretados respectivamente por Matt Damon e Greg Kinnear. Eles moram na pequena cidade de Martha's Vineyard e são os conhecidos proprietários da Quickee Burger, a mais popular lanchonete fast food da cidade. A condição pouco confortável de estarem ligados um ao outro na linha de cintura não chega a ser um problema para os dois. Eles vivem em perfeita sintonia e têm uma vida aparentemente normal, trabalhando a quatro mãos na lanchonete, onde preparam os hambúrgueres mais rápidos da cidade, praticando esportes e até namorando. Como costumam fazer em seus filmes, os Farrelly levam os espectadores a criarem empatia imediata pelos personagens, condição sine qua non para que possamos torcer por eles ao longo da trama. Há o cuidado de não transformar os irmãos siameses no motivo do riso, mas sim as situações que têm de enfrentar durante a história.

    E as situações cômicas pululam na tela depois que Walt resolve seguir um antigo sonho de partir para Hollywood e tentar a sorte como ator. Seu irmão Bob, que obrigatoriamente terá de ir junto, reluta a princípio, mas acaba cedendo por conta de um pacto que fizeram na infância de que nunca iriam boicotar os sonhos um do outro. Em Hollywood, vão morar num condomínio de quinta categoria onde conhecem a também pretendente a atriz April (Eva Mendes). Ela se torna amiga dos dois e lhes apresenta o decadente agente Morty O'Reilly (Seymour Cassel), que assume a difícil tarefa de arrumar um primeiro trabalho para Walt. Depois de alguns contratempos, os irmãos cruzam, sem querer, o caminho de Cher, que no filme interpreta uma versão satírica dela mesma. Tentando se livrar de um contrato indesejado, ela oportunamente convida Walt para ser seu parceiro num seriado policial, achando que com isso os produtores irão desistir da série. Mas, para sua frustração, o programa se torna um sucesso de audiência. Daí em diante, por conta do sucesso de Walt e de uma nova namoradinha de Bob, os irmãos tomam uma decisão que irá mudar suas vidas.

    Ligado em Você tem alguns bons momentos, mas em matéria de humor fica um pouco aquém das últimas comédias dos Farrelly. A média que os irmãos costumam fazer entre humor nosense e uma certa pitada de sensibilidade dramática, pendeu mais para este lado desta vez. Além disso, algumas tiradas supostamente engraçadas deixam a desejar. Quem for para o cinema esperando muitas risadas talvez se decepcione um pouco.

    Em tempo: a atriz Meryl Streep faz uma participação não-creditada no filme e a modelo brasileira Fernanda Lima aparece numa pequena ponta no papel de uma secretária.