cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    MEU MELHOR AMIGO (2006)

    Por Celso Sabadin
    02/11/2007

    Responda rápido: quem é o seu melhor amigo? Aquela pessoa que você pode ligar, sem medo, às três da manhã, pra chorar no ombro? Na atribulada vida urbana moderna, na qual o trabalho toma todo o tempo antes dedicado às relações sociais, talvez esta pergunta seja difícil de responder. E foi a partir desta simples (porém inquietante) questão, que o premiado diretor Patrice Leconte dirigiu a comédia ligeira Meu Melhor Amigo, escolhido como o Melhor Filme da Comunidade Européia segundo o David di Donatello (o "Oscar" italiano).

    Daniel Auteuil (Caché) interpreta François, um marchand divorciado e totalmente dedicado a si mesmo e ao seu trabalho. Ele sequer sabe das preferências sexuais de sua própria sócia, Catherine (Julie Gayet), com quem convive diariamente. Indignada, a moça não perdoa tanta indiferença e lança um desafio ao sócio: que ele apresente a todos o seu "melhor amigo". Porém, François não tem sequer "um" amigo, quanto mais um "melhor". Então, ele sai desesperadamente à caça de um amigo, sem saber exatamente como conquistar algo que não pode ser comprado na prateleira de um supermercado ou arrebatado num leilão de artes.

    O filme conquista o público pela sua simplicidade e despretensão. Com linguagem direta e narrativa ágil, toca na ferida das atuais relações humanas, sem cair no sentimentalismo fácil. E ainda destila boas doses de bom humor, calcadas exatamente no famoso mau humor francês.

    Meu Melhor Amigo levou mais de um milhão de franceses aos cinemas locais e arrecadou US$ 1,5 milhão nos EUA, número bastante razoável para um país que abomina filmes estrangeiros. Tem tudo para ser "refilmado" por Hollywood com, digamos, Will Smith no papel principal. Quem sabe?