cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    MONSTROS S.A.

    Com um excelente trabalho de transposição para o 3D, o divertido e inteligente <em>Monstros S.A</em>. volta às telas
    Por Roberto Guerra
    03/02/2013

    Em 2001, a bem-sucedida parceria entre Disney e Pixar levou às telas Monstros S.A, animação de primeira por realizar casamento perfeito entre tecnologia de ponta e roteiro não menos eficiente. O filme volta agora às telas convertido para o formato 3D. Se vale a pena ir ao cinema novamente? Não há dúvidas. A divertida aventura protagonizada pelos monstros Sulley e Mike e menina Boo continua a encantar como antes. São 92 minutos de pura diversão na sala de cinema para adultos e crianças, que agora podem experimentar uma inserção maior nos ambientes digitais criados pela Pixar graças ao bom trabalho de transposição para terceira dimensão.

    Na época de seu lançamento, Monstros S.A. chamou a atenção por ter usado o que havia de mais avançado em tecnologia de animação digital. Um dos destaques era aparência revolucionária de pelos e cabelos, dotados de movimentos jamais vistos, o que tornava os personagens ainda mais realistas. Mesmo 12 anos depois, esse trabalho continua impressionante. Como não se encantar com o quão longe chegamos em termos de animação ao ver a farta pelagem do simpático monstrão Sulley mexendo-se ao vento ou a cada passada do grandão. Fascinante.

    Mas, como disse anteriormente, o filme é um casamento bem-sucedido e equilibrado. Recursos visuais de última geração fazem sua parte aliados a uma história rica, dinâmica e muito bem contada. A trama se desenrola em Monstrópolis, cidade onde residem monstros os mais diversos. Os protagonistas são James P. Sulley e seu companheiro de trabalho, e melhor amigo, Mike Wazowski. Ambos trabalham na Monstros S.A., fábrica de coleta e processamento de gritos infantis - são estes a principal fonte de energia do mundo dos monstros.

    Na Monstros S.A., uma tropa de elite formada de monstros assustadores é responsável pela coleta deste precioso recurso natural. Eles, no entanto, acreditam que as crianças são tóxicas e, por isso, qualquer contato com elas é expressamente proibido. A vida tranquila de Sulley e Mike vira do avesso quando uma menininha chamada Boo consegue, inadvertidamente, entrar no mundo dos monstros. Com a ajuda de Mike, Sulley tenta corrigir a “catástrofe”, mas o trio acaba envolvido numa série de desventuras que os leva de encontro a uma conspiração maquinada pelo mostrengo vilão Randall.

    Inteligente, divertido e emocionante, Monstros S.A cativa crianças ao brincar com o medos tipicamente infantis, como o do monstro do armário. Por outro lado, entretém adultos na mesma medida ao fazer humor com a gestão das grandes empresas modernas, com suas administrações rigorosas, busca desenfreada por superação de metas e funcionários competitivos sempre dispostos a puxar o tapete alheio em busca de poder.

    Vencedor do Oscar de Melhor Canção Original (If I Didn't Have You), além de ter sido indicado em outras três categorias: Melhor Filme de Animação, Melhor Trilha Sonora e Melhor Efeito Sonoro, o relançamento de Monstros S.A. abre caminho para a chegada de Universidade de Monstros, um prequel em que vamos ver o primeiro encontro entre Mike e Sulley, quando estes entraram para a faculdade e ainda aprendiam como assustar as crianças. A produção estreia dia 12 de julho no Brasil.