cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    NELSON GONÇALVES

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Misturando depoimentos reais, cenas de arquivo e dramatizações feitas com atores, Nelson Gonçalves é um docu-drama que registra a história de um dos mais conhecidos cantores brasileiros de todos os tempos.

    Formalmente, trata-se de um filme de narrativa tradicional, talvez mais indicado para uma emissora de TV que propriamente para a tela grande do cinema. Porém, é um trabalho importante na medida em que contribui para resgatar a memória de um artista que vendeu mais de 60 milhões de discos, gravou duas mil músicas e participou de 18 filmes do cinema brasileiro (sempre 0na condição de cantor, nunca na de ator). Se por um lado o trabalho do roteirista e diretor Elizeu Ewald traz poucas imagens e depoimentos do próprio documentado, por outro lado ele não se esquiva em abordar o grave problema que Nelson teve com as drogas, o que quase acabou com sua carreira. Há imagens históricas do Rio de Janeiro de décadas passadas, registros de Getúlio Vargas fazendo política junto a artistas da Rádio Nacional e uma reconstituição de época satisfatória nas cenas dramatizadas (embora um velho furgão apareça com uma moderna placa de três letras, mas isso é apenas um detalhe). Entre os entrevistados há artistas de ontem e de hoje, como Cauby Peixoto, Elba Ramalho, Lobão, e várias personalidades que conviveram com Nelson Gonçalves.

    O filme foi lançado no Rio de Janeiro em 2001 e agora em São Paulo, sempre em circuito restrito. Merecia um marketing melhor.

    18 de março de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br