cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Nova animação da 'Família Addams' é surpreendentemente divertida

    Cheia de referências a clássicos do terror, longa é opção perfeita para a família inteira
    Por Rafa Camargo
    28/10/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Como é satisfatória a sensação de entrar em uma sessão sem ter expectativas formadas e ser surpreendido, não é?  

    Pois foi exatamente isso que aconteceu comigo ao assistir A Família Addams 2: Pé na Estrada, sequência direta do filme A Família Addams, e que me fez sair com vontade de compartilhar com o mundo o quão divertida foi minha experiência, e a forma com que o filme me fez retomar o interesse por esse estilo de projeto.

    E qual estilo é esse?  

    Bom, vamos lá...

    Quando a obra se trata de uma animação, é natural que alguns estúdios optem por uma das duas rotas. Ou seguir com um filme voltado ao público infantil, apenas. Ou entregar um filme voltado ao público infantil, mas que vai agradar, divertir e entreter a família que está acompanhando a criança.

    Sendo que essa segunda opção foi precisamente o caso com A Família Addams 2: Pé na Estrada.

    Cena de A Família Addams 2: Pé na EstradaDivulgação

    O filme se passa alguns anos após os eventos do anterior, com a família se adaptando ao estilo de vida atual e cotidiano – e a trama dá o seu primeiro ponta pé em uma feira de ciências, que “sai dos trilhos” e acaba forçando a família a tirar umas férias em uma road trip pelos Estados Unidos.

    E com esse breve prólogo, não demorou muito para que eu já estivesse completamente imerso no desafio que a família enfrentaria, quais são os objetivos e ameaças.

    Mas não é aí que mora a beleza de A Família Addams 2: Pé na Estrada e, sim, no uso da sua temática e na forma que isso é aplicado no roteiro.

    Cena de A Família Addams 2: Pé na EstradaDivulgação

    Veja bem, estamos falando de uma família com seres fantasmagóricos e digno deste período de Halloween, certo? Então acho que podemos concordar que se trata de uma família um pouco “maluca”, talvez um pouco “caótica” e até um pouco “assustadora”.

    E esses elementos são incorporados a todo momento no avanço da história e na construção de cada sequência. A ação do filme é repleta de caos, totalmente alinhada com o design dos personagens em questão.

    O humor do filme é completamente maluco e ganha o espectador justamente pela surpresa do que pode acontecer – pois literalmente tudo é possível com essa família, tornando cada interação completamente imprevisível.  

    E é claro que isso também é condizente com a temática da família principal – inclusive já que estamos falando de humor, não posso negar que eu jamais esperei que A Família Addams 2: Pé na Estrada fosse me tirar gargalhadas. Mas isso ocorreu, e ocorreu mais de uma vez.

    Aqui, não posso deixar de mencionar uma sequência no bar em que uma grande confusão está prestes a acontecer e o filme opta por resolver esse conflito de uma forma “um pouco mais musical”, vamos dizer... Eu realmente chorei de rir nesse momento.

    Cena de A Família Addams 2: Pé na EstradaDivulgação

    Mas sem dúvida o que mais me chamou a atenção foi o cuidado dos realizadores no elemento do “assustador” e como utilizar disso para gerar uma experiência cinematográfica respeitosa e prazerosa a um público mais velho – mas, ainda assim, sem tirar nada do divertimento infantil que certamente está impecável.

    São diversos os filmes de terror clássicos referenciados e homenageados aqui, mas não apenas como citações simplistas em um roteiro fraco. Em A Família Addams 2: Pé na Estrada, temos alusões à câmera utilizada no clássico Tubarão durante uma cena na praia, ou uma placa de trânsito que indica que Crystal Lake (acampamento do icônico Jason, de Sexta-Feira 13) está próximo de um bar, ou até que a inspiração de que o pai da Família Addams é um leitor assíduo de Stephen King.

    Cena de A Família Addams 2: Pé na EstradaDivulgação

    Minha experiência com A Família Addams 2: Pé na Estrada definitivamente foi muito melhor do que eu estava esperando e devo confessar que o filme me fez “reviver” uma parte dentro de mim que estava pouco a pouco desaparecendo: o interesse por animações, como essa.

    É muito divertido assistir a algo que não se prende às leis da física, que não quer criar um conceito extremamente mirabolante e na realidade, visa proporcionar uma experiência cujo único objetivo é entreter.

    E nesse sentido, A Família Addams 2: Pé na Estrada cumpriu a missão: entretenimento puro.

    Veja também