O ABISMO DE UM SONHO
O Grupo Estação lança uma verdadeira raridade nos nossos cinemas: O Abismo de um Sonho, o segundo longa-metragem dirigido pelo genial Federico Fellini, antes dele se tornar um mito do cinema. Produzido em 1952 (portanto, quando Fellini tinha somente 22 anos), o filme é escrito a oito mãos por ninguém menos que Michelangelo Antonioni, Ennio Flaiano, Tullio Pinelli e o próprio Fellini.
A trama mostra os primeiros dois dias do casamento do metódico escriturário Ivan (Leopoldo Trieste) com sua bela e jovem esposa. O casal vai para Roma com a intenção de cumprir três objetivos: passar a lua-de-mel, ter uma audiência com o Papa e encontrar o tio de Ivan. Porém, a dedicada esposa aproveita o tempo livre para visitar a redação de uma revista romântica. Sua idéia é encontrar "O Sheik Branco” (tradução literal do título original do filme), o herói de sua fotonovela preferida. A partir daí, os planos do casal ficam irremediavelmente comprometidos.
A trilha do filme já é assinada por Nino Rota, compositor que acompanharia Fellini em suas obras mais famosas e marcaria todo um estilo – digamos – felliniano. E o elenco também já traz a presença de Giulietta Masina, que seria companheira do cineasta até seus últimos dias.
Nem que seja simplesmente pela curiosidade histórica, o filme é programa obrigatório para os cinéfilos.
22 de agosto de 2001
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br