cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O AMOR ACONTECE

    Comédia romântica reúne obviedades do gênero e clichês de auto-ajuda<br />
    Por Ana Martinelli
    04/03/2010

    Podem me xingar, dizer que eu não tenho sentimentos ou algo que o valha, mas O Amor Acontece consegue a proeza de reunir no mesmo filme todas as obviedades das comédias românticas mais medíocres e os clichês chatos dos livros de auto-ajuda.

    Burke Ryan (Aaron Eckhart) se tornou um guru, após dividir com o mundo sua experiência num livro que virou best seller. Ele perdeu sua mulher num acidente de carro e ensina às pessoas como superar as próprias perdas e lidar com a morte, mas logo de cara fica claro que isso é fachada. Em uma semana de conferência em Seattle, cidade que ele aparentemente odeia e descobriremos depois os porquês, vai descobrir o sopro de ar fresco que precisa: no caso, a bela florista Eloise (Jennifer Aniston), que não tem sorte no amor.

    Estreante na direção, Brandon Camp repete a experiência anterior no cinema como corroteirista ao lado de Mike Thompson, em O Mistério da Libélula, e segue à risca a cartilha de como fazer uma comédia romântica.

    Primeiro passo: apresentar um personagem do casal de cada vez, da forma mais banal possível, mostrar alguns detalhes despretensiosos de seu cotidiano, um encontro casual. Devidamente apresentados ao público, está na hora do primeiro ponto de virada do filme. O segundo passo é o primeiro embate entre eles, que poderia ser o fim, mas claro que não é... porque esse tem de ser o começo de algo novo. Estamos há apenas 30 minutos de trama.

    O interesse amoroso é o elemento desestabilizador, justamente o que o protagonista precisa, da distância que Burke fez para si. Ele ajuda as pessoas para não ter de lidar com o seu problema. Relutante no começo com a abordagem do tal guru, Eloise cede e, ao se interessar por ele, mexe em assuntos delicados.

    Mas, se já no título sabemos que O Amor Acontece até o final esperado, acompanharemos os encontros e desencontros, com direito há momentos fofos dos dois, até o momento catártico da revelação da dor, do perdão e do recomeço. Preparem-se para a pieguice, pois ela virá em doses cavalares.

    No meio de tudo isso, a química do casal protagonista funciona e as atuações são competentes. Sem contar que Jennifer Aniston (Marley & Eu), aos 41 anos, está mais deslumbrante do que nunca. Mas é isso... e só.