cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O ESCÂNDALO

    Por Thamires Viana
    16/01/2020

    Um verdadeiro escândalo tomou conta dos bastidores da Fox News em 2016: Roger Ailes, chefe do canal, foi demitido após inúmeras acusações de assédio sexual conta as funcionárias da empresa. Antes mesmo de TimesUp e #MeToo se consolidarem como grandes movimentos no mundo do entretenimento, as mulheres já ergueram voz conta o patriarcado e a supremacia branca que domina esse mercado. 

    Nas mãos do roteirista Charles Randolph e do diretor Jay Roach chega aos cinemas O Escândalo, um filme intenso e poderoso que aborda os detalhes do caso que movimentou a cidade de Nova York naquele ano. Estrelado por um trio composto por Charlize Theron, Nicole Kidman e Margot Robbie, o longa se entrega à agilidade e fluidez na hora de contar sua história real. 

    Gretchen Carlson (Kidman), Megyn Kelly (Theron) e Kayla Pospisil (Robbie) são três funcionárias da Fox News em diferentes momentos de suas carreiras. Enquanto Megyn é uma das âncoras mais respeitadas do momento, Gretchen vai sendo afastada do posto de destaque e perdendo espaço dentro da emissora. Enquanto isso, Kayla, uma jovem e promissora jornalista, se deslumbra com as possibilidades que o canal pode te oferecer. Embora não se unam diretamente para projetos na empresa, os caminhos dessas três mulheres se cruzam por um único objetivo: desmascarar os assédios cometidos por Ailes.

    Enquanto a trama segue o desenrolar do escândalo de forma dramática, Roach opita por um olhar documental para contar em detalhes a história. Com ar de denúncia, o longa não ameniza os acontecimentos e escascara ao espectador a polêmica em seus 109 minutos. Ele introduz cenas desconfortáveis e realistas como a que Kayla é assediada por Ailes em uma tomada sem cortes, silenciosa e dolorosa. Em uma sociedade que ainda se questiona sobre a veracidade de casos de assédio, o diretor usa a ficção para expor a verdade sobre o horror enfrentado por essas mulheres dentro de uma das maiores emissoras do mundo, dividindo com o público o amargo gosto da situação. 

    Theron dá um show como Kelly, personagem central da trama. Indicada à categoria de Melhor Atriz no Oscar 2020, a atriz se destaca com uma atuação sólida e muito bem preparada. Ao mesmo tempo, Robbie dispara no segundo ato do filme como uma jovem perseguindo seu sonho. Também indicada ao Oscar na categoria de coadjuvante, a atriz equilibra sua personagem - a única criada para o filme - com doses de humor e dramaticidade. Kidman também entrega uma atuação exemplar para sua personagem dura e determinada a se vingar dos assédios e de seu rebaixamento na empresa.

    Seguindo os mesmos moldes de A Grande Aposta e Spotlight - Segredos ReveladosO Escândalo é um resumo inteligente e comprometido sobre uma das maiores polêmicas dessa década. Com todas as dificuldades de se contar uma história verídica, o roteiro de Randolph acerta ao dar voz às mulheres que têm muito para dizer. Com coerência e dinamismo, o longa certamente deve entrar para a lista dos melhores filmes lançados no primeiro semestre de 2020.