cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O HOMEM QUE AMAVA AS MULHERES (1977)

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Não há homens. Apenas mulheres no enterro de Bertrand (Charles Denner). Aos poucos, por meio de flash-backs, o espectador vai mergulhar nestas “memórias póstumas” e saber tudo (ou quase) sobre a vida, os amores e os relacionamentos daquele homem tão amado e tão especial que Truffaut retratou num de seus filmes mais famosos: O Homem Que Amava as Mulheres. Produzido em 1977, esta envolvente mistura de drama com comédia ganha agora um relançamento em cópias novas.

    Bertrand (e, por tabela, Truffaut) relembra seus casos amorosos, seus fracassos, sucessos, momentos bons e ruins narrados com magnífica espontaneidade. Um verdadeiro “colecionador” de mulheres que um dia se percebeu incapaz de amar. Uma reflexão generosa do universo masculino vista sob as lentes femininas – jamais feministas – de uma França que se preparava para abandonar a ingenuidade dos anos 70.

    Um belo filme que concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim e é um dos mais aplaudidos do inesquecível Truffaut.

    Vale ver ou rever.

    19 de setembro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br