cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O IMPÉRIO (DO BESTEIROL) CONTRA-ATACA

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Jay (Jason Mewes) e Silent Bob (Kevin Smith, também roteirista e diretor do filme) são personagens que vêm fazendo um certo sucesso junto ao público antenado num tipo de cinema mais alternativo, quase marginal. Tudo começou com O Balconista, também dirigido por Smith, em que ambos roubaram a cena. Depois vieram Barrados no Shopping, Procura-se Amy e Dogma. Agora, Jay e Silent Bob são os astros de O Império (do Besteirol) Contra-Ataca, uma comédia escrachada em que os dois estranhos amigos descobrem que suas esquisitas personalidades inspiraram um filme que será rodado em Hollywood. Em busca do dinheiro dos direitos autorais, os dois vão cruzar o país rumo a Los Angeles para encontrar os produtores e exigir o pagamento que lhes é devido. Pelo caminho, encontrarão os mais incríveis e absurdos personagens.

    O humor do filme não é universal. Pelo contrário: apenas os "iniciados" vão rir das piadas e situações criadas por Jay e Silent Bob, a maioria delas direcionada para cinéfilos de carteirinha. São muitas as "inside jokes", ou seja, gags compreensíveis apenas por quem curte filmes em quantidade. O próprio título já é uma brincadeira com a saga Star Wars, brincadeira essa que é reforçada por meio das participações especiais de Carrie Fischer e Mark Hamill, respectivamente a Princesa Leia e Luke Skywalker do famoso Guerra nas Estrelas.

    Participações especiais, inclusive, é o que não falta no elenco. Entre outras, destacam-se as de Ben Affleck, Matt Damon, Chris Rock, George Carlin, Jason Mewes, Will Ferrell, Shannon Elizabeth, Mark Hamill, Joey Lauren Adams, Jason Biggs, James Van Der Beek, Jason Lee, Jon Stewart, Tracy Morgan, Shannen Doherty, Marc Blucas, Eliza Dushku, Ali Larter, Seann William Scott, Jeff Anderson, Brian O'Halloran, Steve Kmetko, Jules Asner, Scott Mosier e - ufa! - Jennifer Smith.

    Mesmo sendo um filme para platéias bem específicas, O Império (do Besteirol) Contra-Ataca tem a grande vantagem de não abusar do humor escatológico que se tornou típico nas comédias que eles próprios satirizam. Quem é fã de Jay e Silent Bob vai adorar. Quem não é, poderá se tornar.

    22 de agosto de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br