O INSACIÁVEL
Ari (Mikko Nousianinen) é um jovem médico que faz muito sucesso entre as mulheres. Porém, ele próprio não consegue se apaixonar por ninguém. A bela e paciente Tiina (Laura Malmivaar) faz tudo o que está a seu alcance para tentar transformar Ari no “marido ideal”, mas o rapaz, insensível, só consegue se relacionar com as mulheres pelo puro prazer sexual. A situação entre os dois piora quando Tiina convida Ari para passar o verão com um grupo de amigos dela.
Raro filme finlandês a chegar ao circuito brasileiro, O Insaciável explora o tema da insensibilidade de maneira sóbria e – até certo ponto – fria. O estilo do diretor Aku Louhimies (aqui em seu primeiro longa) é coerente com a apatia emocional do personagem principal. O filme pinta em cores sóbrias um interessante painel das relações entre casais, abordando temas como traição, desejo, sexualidade, frustrações. Nada muito profundo, mas competente e envolvente.
17 de dezembro de 2001
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br