poster O Preço da Coragem

O PREÇO DA CORAGEM

(A Mighty Heart)

2007 , 108 MIN.

12 anos

Gênero: Drama

Estréia: 02/11/2007

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Michael Winterbottom

    Equipe técnica

    Roteiro: John Orloff, Mariane Pearl

    Produção: Andrew Eaton, Anita Overland, Brad Pitt, Dede Gardner

    Fotografia: Marcel Zyskind

    Trilha Sonora: Harry Escott, Molly Nyman

    Estúdio: Paramount Vantage, Plan B Entertainment, Revolution Films

    Montador: Peter Christelis

    Distribuidora: UIP

    Elenco

    Ahmed Alauddin Jamal, Aliya Khan, Amit Dhawan, Angelina Jolie, Archie Panjabi, Arif Khan, Azfar Ali, Bushra Parwani, Dan Futterman, Daud Khan, Denis O'Hare, Irfan Khan, Jeffry Kaplow, Mohammed Afzal, Mushtaq Khan, Perrine Moran, Saira Nasir Khan, Sarah Mone, Telal Saeed, Tipu Taheer

  • Crítica

    02/11/2007 00h00

    O jornalista americano Daniel Pearl (Dan Futterman, que além de ator roteirizou o premiado Capote) consegue os contatos necessários para entrevistar um importante e controverso líder no Paquistão. Após algumas negociações, a entrevista é finalmente marcada para a noite de 23 de janeiro de 2002. Daniel toma um táxi e desaparece sem deixar vestígios. Sua esposa, a também jornalista Mariane Pearl (Angelina Jolie), tenta a qualquer custo evitar o desespero e dá início a uma grande operação investigativa que une políticos, policiais e diplomatas pela busca de seu marido.

    Quem tem boa memória conhece o final deste filme, já que o caso foi amplamente divulgado pela mídia. Quem não se lembra, vai passar mais de 100 minutos envolvido num tenso clima de emoção e suspense criado pelo competente diretor inglês Michael Winterbotton. A partir do livro escrito pela própria Mariane Pearl e com roteiro de John Orloff (estreante no cinema), Winterbotton volta a exibir aqui o seu estilo político, cru e direto que o havia consagrado em Bem-Vindos a Sarajevo. Por mais que o tema permita, O Preço da Coragem evita veementemente o sentimentalismo simplista, a chantagem emocional com o espectador. Sabiamente, a direção opta pelo sóbrio, pelo flerte com o documental, como que avalizando a veracidade dos fatos. O assunto por si só já é visceral o suficiente para comportar floreios cinematográficos.

    Filmado efetivamente no Paquistão e na Índia, O Preço da Coragem tem sabor de "cinema-verdade", ainda que fique claro o viés emotivo de um roteiro escrito a partir do livro de autoria da própria esposa do personagem enfocado. Não é o primeiro filme sobre jornalistas que se sacrificam em busca da verdade, certamente não será o último, mas é um trabalho dos mais dignos e emocionantes de se ver.



Deixe seu comentário
comments powered by Disqus