O TIGRÃO
Já está virando moda: algumas distribuidoras, receosas que a crítica não goste de seus filmes, prefere escondê-los da imprensa, impedindo assim que o jornalista exerça sua função de alertar o público. É o caso de O Tigrão, comédia que estréia este final de semana nos cinemas do Brasil, mas que a UIP preferiu esconder da crítica.
Antes de mais nada é bom esclarecer que o personagem deste filme nada tem a ver com o simpático Tigrão dos desenhos da Disney. Aqui, trata-se do radialista Leon (Tim Meadows, do programa de TV Saturday Night Live), um sujeito de pouca ética que dá conselhos sentimentais pelo rádio, camuflado sob o citado apelido. Certo dia, Leon recebe uma carta anônima de uma estranha mulher. Ela promete lhe dar toda sua fortuna, caso ele concorde em se casar com ela. Porém, o inescrupuloso jornalista não sabe quem é a autora da proposta e está disposto a tudo para encontrá-la.
Por causa da política da UIP, por enquanto, fica impossível fazer uma análise mais detalhada do filme. Mas a experiência mostra que ninguém esconde o que é bom.
6 de junho de 2001
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br