cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O TRIUNFO DO AMOR

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    A bela princesa Leonide (Mira Sorvino - ótima) se apaixona à primeira vista por um homem que vê nadando num lago. Excitada, Leonide logo descobre que o rapaz se chama Agis (Jay Rodan), e que ela terá sérios problemas para conquistá-lo. Primeiro porque Agis é o protegido do grande filósofo Hermócrates (Ben Kingsley), um homem que despreza os sentimentos amorosos e crê na racionalidade pura. E – pior – Agis, na verdade, é o herdeiro legal do trono usurpado pelo pai de Leonide. Mas nem assim a moça desanima: vestida de homem, ela entrará na propriedade de Hermócrates, onde tecerá uma envolvente teia de mentiras que mudará a vida de todos.

    Mesmo levando para as telas um ritmo bastante ágil, O Triunfo do Amor não esconde suas origens teatrais: o filme foi baseado numa peça que o francês Pierre de Marivaux escreveu no século 17. A gigantesca quantidade de diálogos denuncia que o texto tem raízes no palco. Porém, a interpretação alegre e carismática de Mira Sorvino proporciona ao filme um sabor mais moderno, mais palatável ao público de hoje. O imortal tema da busca do amor a qualquer custo jamais sai de moda e a direção jovial de Clare Peploe faz de O Triunfo do Amor um programa agradavelmente despretensioso.

    Clare Peploe é parceira do grande cineasta Bernardo Bertolucci dentro e fora das telas. Ela ajudou o marido a escrever La Luna e Assédio, enquanto Bertolucci co-produziu e co-roteirizou o filme da esposa.

    11 de novembro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br