O ÚLTIMO SUSPEITO
A pergunta é inevitável: o que Robert De Niro e Frances McDormand estão fazendo neste amontoado de clichês? Aqui, o consagrado ator interpreta Vincent La Marca, um policial durão de Nova York que tem uma difícil missão pela frente: investigar um assassinato onde o seu próprio filho Joey (James Franco, o filho do vilão em Homem-Aranha) é o principal suspeito. Inevitavelmente o lado profissional se mistura e se confunde com o emocional, abrindo espaço para um novelão policial barato, recheado de diálogos dispensáveis e de uma total carência de linguagem cinematográfica. No capítulo "clichês policiais" não falta sequer a tradicional cena da entrega da arma e do distintivo ao patrão, ridicularizada até na comédia Showtime.
Inspirada num recorte de jornal, a trama foi filmada antes do atentando de 11 de setembro (as duas torres ainda são perfeitamente visíveis no filme). O roteiro chega a impressionar pela falta de criatividade, e a direção de Michael Caton-Jones é altamente burocrática, sem nenhum tipo de inventividade ou estilo. Esperava-se mais da dupla Caton-Jones/De Niro, que já havia atuado no bom drama O Despertar de um Homem. O resultado foi um estrondoso fracasso nas bilheterias dos EUA, onde o filme faturou pouco mais de US$ 20 milhões, apenas 1/3 de seus custos de produção.
Curiosidade: no papel de Vanessa, está Drena De Niro, filha adotiva do ator.
16 de maio de 2003
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Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. celsosabadin@cineclick.com.br