cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    OITO MULHERES E MEIA

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Existem alguns cineastas que chegam estourando, fazem grande sucesso, ganham prêmios, são idolatrados pela crítica e depois dão uma sonora desaparecida do circuito. O caso mais famoso é o de Quentin Tarantino. Um não tão famoso assim é o do galês Peter Greenaway, diretor de O Livro de Cabeceira e do aclamado O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante, entre outros. Greenaway retorna agora aos cinemas brasileiros com Oito Mulheres e Meia, comédia de humor negro que escreveu e dirigiu em 1999.

    A história se passa na Suíça e fala de Phillip (John Standing), um rico e pacato homem de negócios que está deprimido com a morte da esposa. Seu filho, Storey (Matthew Delamere), na tentativa de reanimar o pai, lhe apresenta a exuberância e a alegria das mulheres dos filmes de Fellini. Motivados pelas imagens do genial cineasta italiano, ambos começam a planejar como seria montar um bordel na grande casa da família, em Genebra. Passam, então, a recrutar mulheres para o novo empreendimento.

    Co-produzido por Alemanha, Holanda, Luxemburgo e Inglaterra, Oito Mulheres e Meia foi selecionado para participar da mostra competitiva do Festival de Cannes do ano passado. Toni Collete e Amanda Plummer completam o elenco.

    11 de julho de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br