cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    ONE DIRECTION: THIS IS US

    Documentário é bem feito e respeita fãs da banda
    Por Roberto Guerra
    02/09/2013

    O premiado documentarista Morgan Spurlock, de Super Size Me – A Dieta do Palhaço, assina esse filme sobre a boyband britânica One Direction, atual febre adolescente ao redor do mundo. E isso faz a diferença, já que o resultado é um trabalho bem realizado e não um caça-níqueis cinematográfico tentando faturar alguns milhões em cima da histeria das meninas.

    O One Direction foi lançado como conjunto pelo jurado Simon Cowell durante edição do X-Factor, gincana musical televisiva da qual participaram primeiramente em apresentações solo. Isso foi em 2010, e nem os rapazes nem Simon imaginavam o que viria a seguir.

    Como banda também não foram além do terceiro lugar no programa, mas arregimentaram uma legião de fãs ao longo da competição - e estes pensavam diferente dos jurados. Usaram as redes sociais para transformar suas canções em hits e os britânicos Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson, Zayn Malik , e o irlandês Niall Horan, em ídolos mundiais.

    This is Us narra o episódio e também a reviravolta repentina na vida da trupe, que teve de abandonar o cotidiano simples de classe média britânica para enfrentar a rotina de ensaios, gravações e viagens pelo mundo. E o espectador vai junto com eles em aviões, vans, ônibus, participa dos ensaios e das muitas estripulias dos rapazes, que parecem encarar o momento como se esperaria de jovens normais: como uma grande diversão.

    O longa tem, no entanto, momentos intimistas em que refletem sobre o sucesso súbito. Têm ciência de que tudo pode acabar de uma hora para outra, fato comum em se tratando de bandas de garotos e sua data de validade curta. Retrata também o lado familiar de cada um, vai ao local onde nasceram, moraram e trabalharam e revela como, individualmente, lidam com a distância dos parentes.

    Bem montado, o filme intercala com equilíbrio entrevistas, cenas de backstage e da intimidade dos rapazes com números musicais do show realizado na O2 Arena de Londres. Aqui se destaca a aplicação da tecnologia 3D, que neste caso faz jus ao objetivo do filme: levar o espectador para o palco ao lado de seus ídolos. Acredite, meninas, vocês estarão lá com eles.

    Há ainda algumas surpresas bem-vindas, como quando cantam Teenage Dirtbag e o diretor usa efeitos especiais para transformá-los em super-heróis – o resultado é bem interessante.

    Para quem tem mais 30 e só vai de acompanhante de um grupo de adolescentes entusiasmadas na sessão, não se preocupe. One Direction – This is Us é para fãs, sim, mas capaz de divertir mesmo que não conhece uma só música dos meninos britânicos, como este crítico ao entrar na sessão.