cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    OS OUTROS CARAS

    Divertida e cheia de referências, comédia de policiais ironiza filmes de ação<br />
    Por Heitor Augusto
    25/11/2010

    Como você se sentiu ao atirar?
    – Como uma pílula de viagra, só que com um rosto!

    Este curioso diálogo dá uma razoável ideia do tom da comédia de policiais Os Outros Caras. Will Ferrell e Mark Wahlberg protagonizam um filme que ironiza os filmes de ação que Hollywood produz, com seus super-heróis que atiram para todos os lados e nunca se dão mal.

    Numa cidade de Nova York apresentada como o caos propício para o crime, Highsmith (Samuel L. Jackson, claramente se divertindo no papel) e Danson (Dwayne “The Rock” Johnson), dois tiras durões – ora corajosos, ora inconsequentes –, são os heróis do lugar. A qualquer ameaça, estão prontos para suas pirotecnias e ações espetaculares. Numa delas, as coisas não saem como o esperado.

    Chega a vez dos outros caras, aqueles que ficam por detrás da cortina, apreciando o espetáculo, na frente dos computadores fazendo trabalhos burocráticos, tornarem-se os super-heróis. É hora de Terry (Mark Wahlberg) e Allen (Will Ferrell) mostrarem quem eles são. Lógico que teremos muitas trapalhadas pelo caminho.

    Os Outros Caras consegue mesclar, na medida certa, comédia e aventura, sem perder o ritmo ou acelerar demais. Há tempo tanto para conhecer os personagens um pouco além das aparências como entrar no espetáculo que o filme propõe, utilizando eficientemente as convenções do gênero.

    Como elemento fundamental do cômico, temos a associação inusitada de elementos e pessoas. Ferrell é um tipo nerd desengonçado que tem um casamento sólido com Sheila (Eva Mendes), uma doutora do tipo arrasa-quarteirão. Wahlberg é o cara da ação, pronto para atirar, mas que guarda um talento artístico que jamais ousa revelar. Enfim, essa comédia associação coisas que não esperamos ver juntas (feio-bonita, durão-delicado...)

    Outro trunfo de Os Outros Caras está nas referências a outros filmes de ação. A mais descarada é Stallone Cobra: enquanto na produção de 1986 idolatrava-se o policial super-herói, na comédia de 2010 defendem-se os mais discretos. Há também uma indireta referência a Batman, por meio da presença de Michael Keaton, o ex-Homem-Morcego.

    Despretensiosa, mas de ritmo preciso, a comédia de policiais Os Outros Caras ainda cutuca o sistema financeiro que acoberta fraudes monstruosas. Um divertido filme de ação.