OS OUTROS CARAS
– Como você se sentiu ao atirar?
– Como uma pílula de viagra, só que com um rosto!
Este curioso diálogo dá uma razoável ideia do tom da comédia de policiais Os Outros Caras. Will Ferrell e Mark Wahlberg protagonizam um filme que ironiza os filmes de ação que Hollywood produz, com seus super-heróis que atiram para todos os lados e nunca se dão mal.
Numa cidade de Nova York apresentada como o caos propício para o crime, Highsmith (Samuel L. Jackson, claramente se divertindo no papel) e Danson (Dwayne “The Rock” Johnson), dois tiras durões – ora corajosos, ora inconsequentes –, são os heróis do lugar. A qualquer ameaça, estão prontos para suas pirotecnias e ações espetaculares. Numa delas, as coisas não saem como o esperado.
Chega a vez dos outros caras, aqueles que ficam por detrás da cortina, apreciando o espetáculo, na frente dos computadores fazendo trabalhos burocráticos, tornarem-se os super-heróis. É hora de Terry (Mark Wahlberg) e Allen (Will Ferrell) mostrarem quem eles são. Lógico que teremos muitas trapalhadas pelo caminho.
Os Outros Caras consegue mesclar, na medida certa, comédia e aventura, sem perder o ritmo ou acelerar demais. Há tempo tanto para conhecer os personagens um pouco além das aparências como entrar no espetáculo que o filme propõe, utilizando eficientemente as convenções do gênero.
Como elemento fundamental do cômico, temos a associação inusitada de elementos e pessoas. Ferrell é um tipo nerd desengonçado que tem um casamento sólido com Sheila (Eva Mendes), uma doutora do tipo arrasa-quarteirão. Wahlberg é o cara da ação, pronto para atirar, mas que guarda um talento artístico que jamais ousa revelar. Enfim, essa comédia associação coisas que não esperamos ver juntas (feio-bonita, durão-delicado...)
Outro trunfo de Os Outros Caras está nas referências a outros filmes de ação. A mais descarada é Stallone Cobra: enquanto na produção de 1986 idolatrava-se o policial super-herói, na comédia de 2010 defendem-se os mais discretos. Há também uma indireta referência a Batman, por meio da presença de Michael Keaton, o ex-Homem-Morcego.
Despretensiosa, mas de ritmo preciso, a comédia de policiais Os Outros Caras ainda cutuca o sistema financeiro que acoberta fraudes monstruosas. Um divertido filme de ação.
- Assista ao trailer de Os Outros Caras
- O crime é uma doença. Conheça a cura, dizia Stallone Cobra
- Os Outros Caras é do mesmo diretor de Quase Irmãos
- Red - Aposentados e Perigosos é boa opção de comédia com policiais
- Forbes diz que Will Ferrell é o pior ator custo-benefício
- Mark Wahlberg critica abertamente Fim dos Tempos