cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    OS SMURFS 2

    Animação segue fórmula do longa anterior e diverte
    Por Roberto Guerra
    26/07/2013

    Mesmo com trama carecendo de inventividade - que me pergunto até hoje porque precisou de quatro roteiristas -, o primeiro longa da franquia Os Smurfs, lançado em 2011, divertiu com eficiência o público infanto-juvenil e cumpriu com êxito a missão de apresentar às novas gerações os duendes azuis criados pelo cartunista belga Peyo, que ganharam fama mundial com a animação para a TV produzida na década de 80 pela Hanna-Barbera.

    Esta sequência ganhou um roteirista a mais, agora são cinco (!), mas isso não mudou muita coisa. A trama continua pouco criativa, apostando em lugares-comuns. Muda-se apenas o cenário: no primeiro filme os carismáticos Smurfs aprontavam mil e uma confusões em Nova York. Agora aprontam mil e uma confusões em Paris. E só. Mas, como no primeiro longa, alguns elementos complementares fazem o conjunto funcionar a contento.

    Em primeiro lugar a série tem um vilão ótimo. Hank Azaria como Gargamel - e sua relação conturbada com o gato Cruel - são o que há de melhor no filme. O ator personifica muito bem o inimigo número um dos Smufs, dosando vilania e humor na medida certa para divertir sem assustar as crianças, público-alvo do filme. Os Smurfs 2 também é muito eficiente em passar mensagens edificantes aos pequenos, com um enredo versando sobre tolerância, compaixão, amizade, lealdade e amor.

    Por outro lado, o diretor Raja Gosnell (mesmo do primeiro episódio) injeta dinamismo ao filme, que em momento algum perde ritmo. O arco dramático que envolve o rapto da Smurfette por Gargamel, as dúvidas que surgem na cabeça da pequena Smurf loira, e a eterna busca do vilão pela fórmula mágica dos seres azuis se desenvolve com destreza insuspeita. É óbvio? É. É previsível? É. Mas se segue fórmula manjada e tantas vezes repetida em Hollywood, a segue sem tropeços.

    No mais, cabe a nós adultos uma reflexão ao ver o filme. Os Smurfs 2 é uma produção voltada para o público infantil. O que nos parece repetitivo, para os pequenos é novidade. E ver seu filho, sobrinho, primo ou neto com os olhinhos fixos na tela dando uma gargalhada exagerada quando Gargamel se dá mal faz a gente voltar no tempo e rir com a cumplicidade de quem já foi criança um dia.