cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    PÃO E ROSAS

    Por Da Redação
    22/05/2009

    O inglês Ken Loach é um dos diretores mais festejados pela crítica especializada e pelos freqüentadores de circuitos alternativos de cinema. E não é para menos. São raros os cineastas que num prazo muito curto de tempo realizam obras das mais interessantes como Ladybird Ladybird, Terra e Liberdade, A Canção de Carla e Meu Nome é Joe, só para citar os exemplos mais recentes.

    Agora, estréia no Brasil o primeiro filme de Loach produzido nos Estados Unidos: Pão e Rosas.
    Político e humano como sempre, Loach centraliza a ação de seu filme num edifício norte americano como milhares de outros. Ou seja, onde os hóspedes são WASP (white, anglo saxões e protestantes) e os empregados são latinos. A partir das idéias de duas irmãs faxineiras, os empregados começam a perceber que eles teriam muito mais força se pudessem se organizar num Sindicato. E começam a considerar a idéia de maneira cada vez mais concreta.

    Longe dos clichês hollywoodianos, Loach novamente traça um belo painel social das classes menos favorecidas. Trabalha com um elenco desconhecido (porém afiado e homogêneo), e evita o panfletarismo raso que o tema poderia proporcionar. Selecionado para o Festival de Cannes 2000, Pão e Rosas pode não agradar ao público acostumado com a estética convencional das produções comerciais, mas certamente é um bom programa para quem espera ver algo de mais conteúdo na telona.



    20 de dezembro de 2000
    --------------------------------------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br