cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    PAPAI NOEL ÀS AVESSAS

    Por Felippe Toloi
    22/05/2009

    Se houvesse uma premiação do filme mais "boca suja" do ano, Papai Noel às Avessas seria fortíssimo candidato a levar a principal estatueta. Repleto de palavrões, esta comédia adulta passa longe do espírito natalino.

    O roteiro de Glenn Ficarra e John Requa é previsível e cheio de obviedades. Eles contam a história de dois bandidos que anualmente planejam um esperto golpe do baú, durante a época do Natal. Willie (Billy Bob Thornton) e Marcus (Tony Cox) trabalham como Papai Noel e duende, respectivamente, dentro de um shopping center, ouvindo os pedidos de presentes da criançada. A intenção é se infiltrar e roubar o cofre do local quando chegar a noite de Natal.

    Marcus recruta Willie para mais uma picaretagem, já sabendo que o parceiro teria gasto o dinheiro do ano anterior com futilidades. Longe de ser um exemplo para qualquer garoto, Willie faz o tipo loser: está sempre bêbado, fumando compulsivamente, desmotivado, resmungando, causando problemas e pondo em risco o plano de Marcus, que passa os dias lhe cobrando mais responsabilidade. Desbocado e mulherengo, este Papai Noel mantém um caso com uma garçonete, Sue (Lauren Graham, do seriado The Gilmore Girls), que cai em sua lábia por ter fetiches com o "bom velhinho".

    Certo dia, aparece no shopping um garoto (Brett Kelly) com trejeitos de retardado, que fica tão encantado com a presença de Papai Noel que acaba irritando-o. Mas em uma situação inusitada, o garoto ajuda Willie a se livrar de uma surra e aproveita para levá-lo a conhecer a mansão onde mora. Quando Willie descobre que o menino fica sob os cuidados somente de uma senhora quase inválida, invade a casa, fazendo-o de gato e sapato.

    Mas a situação não está toda favorável a Willie. Ele é vigiado de olhos bem abertos por um dos responsáveis do shopping, Bob Chipeska (John Ritter, morto em meados deste ano). E o gerente do estabelecimento, Gin (Bernie Mac) - a melhor atuação do filme -, parece não se incomodar com os relatos de seu funcionário e continua dando aval de trabalho aos dois trambiqueiros.

    No final das contas, Papai Noel às Avessas é uma sucessão de várias cenas vulgares, humor negro e escrachado, repleto de piadas de mau gosto. Cuidado para não cair na armadilha e levar as crianças para ver mais esta "bomba".