cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    PECADO ORIGINAL

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Cuba, século 19. Luis (Antonio Banderas) é um milionário que não acredita no amor. Por uma questão meramente social, ele propõe casamento a Julia (Angelina Jolie), uma jovem norte-americana que conhece apenas por cartas. Quando ambos finalmente se encontram pessoalmente, Luis confessa que – contrariamente ao que escrevia em suas cartas –, na verdade, ele é um rico empresário e não um simples empregado. E Julia confessa que lhe enviou uma foto de uma moça mais feia para que Luis não ficasse impressionado apenas com sua beleza. “Temos algo em comum – ela diz –, não somos confiáveis.” Inicia-se desta forma uma trama repleta de traições, paixões e reviravoltas que se equilibra entre o trágico e o romântico. O estilo, porém, é de folhetim. Situações improváveis se misturam a paixões arrebatadoras, com resultados nem sempre convincentes.

    Assinada pelo mexicano Rodrigo Prieto (fotógrafo de Amores Brutos), a direção de fotografia de Pecado Original é escura, em tons “sujos”, tentando imprimir um sabor “noir” à narrativa. A direção e o roteiro são de Michael Cristofer, a partir do livro Waltz into Darkness, de Cornell Woolrich. Cristofer já havia dirigido Angelina Jolie no premiado telefilme da HBO Gia – Fama e Destruição.

    Como sempre, toda a polêmica criada nos Estados Unidos sobre as cenas de nudez entre Banderas e Angelina mais uma vez se mostra sem sentido: o filme é mais comportado que qualquer novela brasileira.

    Embora ambientado em Cuba, as locações foram realizadas no México.

    19 de setembro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br