POSSESSÃO (2002)
Depois do polêmico Na Companhia de Homens e do inquietante A Enfermeira Betty, o diretor Neil La Bute partiu para uma empreitada mais romântica: Possessão, baseado no romance de AS Byatt. Apesar do título homônimo, este Possessão nada tem a ver com o perturbador suspense que o polonês Andrey Zulawski realizou há 20 anos.
Com ares de Em Algum Lugar no Passado, o filme imagina um suposto caso de amor entre os poetas Randolph Henry Ash (vivido por Jeremy Northam, de Assassinato em Gosford Park) e Christabel LaMotte (papel de Jennifer Ehle), na Era Vitoriana. O romance chama a atenção de Maud (Gwyneth Paltrow) e Roland (Aaron Eckhart, de Erin Brockovich), dois estudantes, nos dias atuais, que pesquisam as vidas dos poetas. Porém, quanto mais Maud e Roland se aprofundam nos seus estudos e descobrem a intensa paixão de Randolph e Christabel, mais eles próprios se envolvem entre si, como se alguma fenda no tempo fizesse fluir para os tempos atuais a intensa relação vivida séculos atrás.
Possessão é um romance rasgado, assumidamente passional, embalado pela boa trilha sonora de Gabriel Yared (autor também das trilhas de Chocolate e O Paciente Inglês) e emoldurado por belas locações na Inglaterra e na França.
Apesar de americano, tem clima de filme inglês, e mesmo sem ser genial tem tudo para agradar aos casais românticos.
10 de outubro de 2002
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br