cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    PSICOPATA AMERICANO

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    A violência gratuita e a competição feroz do mundo atual são os temas principais de Psicopata Americano, um filme que critica, satiriza e ataca frontalmente o estilo de vida vazio e sem sentido dos jovens executivos.

    O personagem principal é Patrick Bateman, um yuppie nova-iorquino que tem as melhores roupas, os melhores carros e os mais cobiçados objetos de consumo, mas parece nunca estar satisfeito. Retratando a loucura do próprio ambiente em que vive, ele é capaz de matar pelos motivos mais fúteis. Misturando suspense com humor negro, o filme não poupa críticas à sociedade ocidental, que prega o acúmulo indiscriminado de riquezas levado até as últimas conseqüências. O argumento original é do livro homônimo escrito por Easton Ellis há quase dez anos.

    Este segundo longa-metragem da diretora Mary Harron (o primeiro foi Um Tiro para Andy Wharol) foi beneficiado pelo marketing gratuito que obteve antes mesmo do início das filmagens, logo após a recusa de Leonardo Di Caprio em interpretar o papel título. Psicopata Americano seria o primeiro filme estrelado por Di Caprio depois do megasucesso Titanic, mas o astro pulou fora do projeto. Em seu lugar ficou Christian Bale, o ex-garoto do drama de guerra O Império do Sol, que se saiu muito bem no papel.

    Com visual requintado e alto nível de produção, Psicopata Americano segue a trilha aberta por O Clube da Luta, isto é, se utiliza de muita violência exatamente para criticar a própria violência.

    21 de fevereiro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br