RETRATOS DE UMA OBSESSÃO
Quando se fala que um longa-metragem foi dirigido por um especialista em videoclipes, a primeira idéia que nos vem à cabeça é a de uma montagem alucinante, um ritmo frenético e de uma linguagem eminentemente "estilo MTV". Pois esqueça disso tudo. O suspense Retratos de uma Obsessão, escrito e dirigido por Mark Romanek (um premiado diretor de vídeos musicais, que já fez trabalhos com Madonna, Lenny Kravitz, Macy Gray e Michael Jackson, entre outros) não tem nada de televisivo. Pelo contrário: é um belo exercício cinematográfico.
A trama mostra Seymour "Sy" Parrish (Robin Williams, longe de seu papel tradicional de sujeito simpático e bonzinho), um solitário balconista responsável por um laboratório de revelação de fotos. Para ele, revelar fotografias não é um trabalho qualquer: é como se ele mesmo estivesse zelando pela própria família que lhe entregou o filme a ser processado. Porém, o que a princípio parece ser apenas um excesso de cuidado, aos poucos vai se tornando - como diz o título em português - uma perigosa obsessão. Mais não deve ser dito, para não estragar o clima do filme.
De estilo calmo e introspectivo, Retratos de uma Obsessão é envolvente e criativo. O diretor Romanek não esconde que bebe na fonte de Kubrick. Em pelos menos duas cenas, as referências são claras: o pesadelo que Sy tem com seus olhos jorrando sangue nos remete a uma mistura de Laranja Mecânica com O Iluminado (principalmente no famoso ícone do elevador sangrento). E quando o personagem invade uma palestra sobre oftalmologia, novamente se vêem claramente os olhos esbugalhados que fazem lembrar de Laranja Mecânica.
Apoiado por uma boa trilha sonora de Reinhold Heil e Johnny Klimek (a mesma dupla que musicou Corra, Lola, Corra), Retratos de uma Obsessão é uma produção barata (custou US$ 7 milhões) e bastante eficiente.
O elenco também traz a marcante presença de Connie Nielsen, de Gladiador e Missão: Marte.
5 de setembro de 2002
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br