cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    RUAS SELVAGENS

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Estreantes no cinema, os roteiristas Paul Kimatian e Christopher Gamale fizeram uma salada mista com os mais variados filmes de gangues já feitos pelo cinema. Ruas Selvagens tem um pouco de Os Bons Companheiros misturado com Era uma Vez na América, uma pitada de Romeu Tem Que Morrer e - como pretensão pouca é bobagem - um cheirinho de Amor Sublime Amor. Existe até uma tentativa de imitar a cena do tiroteio na escadaria, no final de O Poderoso Chefão 3. Porém, sem a mão de um grande gourmet, a mistura é das mais indigestas: o filme acaba sendo apenas um amontoado de clichês.

    Na Nova York dos anos 50, parte do Brooklyn está dividida entre os Deuces e os Vipers, duas gangues que controlam o crime mais ou menos organizado da região. Como o líder Viper matou de overdose o irmão do líder Deuce, a disputa é mais que territorial: é familiar. Os Deuces não querem a exploração das drogas, mas os Viper querem (o mesmo mote de O Poderoso Chefão) e, para piorar tudo, uma garota Viper e um rapaz Deuce se apaixonam. Pode existir algo mais Capuletto e Montecchio?

    Com uma (falta de) história assim, não havia muito o que o diretor Scott Calvert pudesse fazer. Calvert, que não filmava desde 1995, quando fez o ótimo Diário de um Adolescente, com Leonardo Di Caprio, tem assim um melancólico retorno ao cinema.

    25 de julho de 2002.

    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br