cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    SAMSARA

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Depois de dedicar vários anos de sua vida à meditação e às orações, o lama budista Tashi (Shawn Ku) começa a duvidar de sua vocação religiosa, quando se percebe atraído pelo sexo oposto. Ele acaba se apaixonando pela bela Pema (Christy Chung que, apesar de nascida no Canadá, foi Miss China 1992), uma das camponesas que mora na minúscula vila nas proximidades do templo budista. Porém, aos poucos, Tashi percebe que a vida de um homem comum pode ser muito mais complexa e cheia de caminhos tortuosos que a simplicidade das rezas.

    Samsara é um filme que chama a atenção pelo ritmo e pelas locações. Rodado nas montanhas que separam a Índia do Tibete, ele é uma viagem envolvente pelo silêncio e pela paz do Himalaia. Um choque cultural e auditivo que contrasta fortemente com a atual vida urbana. O distanciamento da aldeia e do mosteiro é tão marcante que até a metade do filme fica impossível se definir em que época a história é ambientada. Fosse no século 17, fosse nos dias atuais, nada mudaria naquela região onde globalização é apenas uma palavra esquisita. As locações parecem irreais, de outro planeta, mas quase nada foi alterado para as filmagens. O filme levanta uma série de questionamentos sobre o ritmo de vida que nos acostumamos a levar, o apego exagerado às tradições e aos valores concretos, e sobre as mais diferentes maneiras de pensar o mundo que o planeta possa proporcionar.

    Para quem se dispuser a relaxar na poltrona do cinema durante duas horas e 20 minutos, Samsara é uma deliciosa viagem mágica.

    29 de janeiro de 2003
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br