cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    SHAUN: O CARNEIRO

    Animação encanta e conta com o charme da Aardman
    Por Edu Fernandes
    03/09/2015

    Filmes voltados para o público infantil são um bom negócio porque as crianças vão ao cinema acompanhadas dos pais, o que gera uma venda maior de ingressos. Para agradar os espectadores mais grandinhos, muitas dessas produções inserem elementos que não serão necessariamente compreendidos pelos pequenos.

    Shaun: O Carneiro aposta em referências à cultura pop para chamar a atenção da plateia adulta. Cenas de clássicos do cinema são refeitas pelos bonecos e a trilha musical tem boas escolhas de canções executadas por bandas como Foo Fighters, Madness e Primal Scream.

    A história em si é simples. Shaun está cansado da rotina da fazenda e tem um plano de um dia de folga para ele e seus amigos. Os animais colocam o Fazendeiro para dormir e aproveitam a liberdade. Tudo vai relativamente bem até que uma série de incidentes leva o o dono dos bichinhos a ser internado no hospital com amnésia. Agora cabe aos carneiros e ao cachorro irem até a cidade grande para resgatar o homem. No cenário urbano, os bichos têm dupla preocupação: salvar o dono e fugir do funcionário da carrocinha.

    Com essa combinação, o filme apresenta uma série de esquetes engraçadas e que carregam a história adiante. A estrutura é dinâmica e prende a atenção dos pequenos espectadores. O roteiro não tem falas, o que universaliza a animação. A escolha afasta a discussão sobre a versão original ou dublada.

    Shaun: O Carneiro é uma produção dos estúdios Aardman (Piratas Pirados!). Além da assinatura visual dos personagens, o filme traz a linguagem simples da casa. A animação em stop motion é bem executada e cria cenas com bastante movimentação.

    Portanto, a produção cumpre com louvor seus objetivos. O roteiro e os personagens são concebidos para as crianças, mas o filme não se esquece de incluir elementos para os pais, o que forma um programa interessante para toda a família.