cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    SIDEWAYS - ENTRE UMAS E OUTRAS

    Por Angélica Bito
    22/05/2009

    Existe uma cena em Sideways - Entre Umas e Outras que resume muito bem do que se trata esta comédia dramática. Na cena, a personagem Maya (Virginia Marsden) usa o vinho como uma metáfora para nossa vida. Mais do que ser aquele líquido feito de uva que nos deixa bêbados e dão uma tremenda ressaca na manhã seguinte, os vinhos têm vida: são colhidos, processados, sofrem fermentação e, enquanto estão fechados na garrafa, amadurecem até que atinjam seu ápice, aquele momento perfeito para serem degustados.

    O longa trata da constante procura por esses ápices em nossas vidas, ou melhor, na vida de Miles Faymond (Paul Giamatti, de Anti-Herói Americano). Ele é o típico loser: divorciado há dois anos, nunca mais conseguiu se envolver com outra mulher. Além disso, trabalha como professor de Língua Inglesa em uma escola, além de ser um escritor que nunca conseguiu publicar seus livros. Mas de vinhos Miles entende, e muito. Aproveitando que seu amigo Jack (Thomas Haden Church) está prestes a se casar, resolve levá-lo a uma viagem por vinhedos da Califórnia como uma despedida de solteiro. Jack também não é o mais bem-sucedido dos mortais: depois de ter tido um papel de sucesso na TV há mais de uma década, hoje ele se contenta com papéis em filmes publicitários. À beira do casamento, o que ele mais quer nessa viagem não é experimentar pinots ou cabernets (tipos de vinho), mas "faturar" muitas garotas.

    Neste road movie protagonizado por pessoas adultas, com sentimentos mais amadurecidos do que dos jovens que costumam ser retratados por esse tipo de filme, Miles e Jack percorrem regiões vinículas em busca não de vinhos perfeitos ou mulheres, mas de si mesmos. Enquanto Miles encontra em Maya (Virginia Madsen) a redenção amorosa depois do divórcio, Jack vê em Stephanie (Sandra Oh) uma salvação daquilo que ele tem tanto medo, o casamento. Entre mais decepções, porres e problemas do amigo a serem resolvidos, Miles percebe que, talvez, esteja passando do ápice antes de ser degustado. E, como nos road movies adolescentes, os protagonistas deste nunca mais serão os mesmos depois dessa viagem.

    Dirigido e escrito por Alexandre Payne (As Confissões de Schmidt), Sideways - Entre Umas e Outras é uma comédia aparentemente simples, mas que guarda sob suas muitas camadas importantes reflexões sobre a vida. Seus personagens são complexos, muito bem construídos e interpretados. Com um humor sutil e agridoce, o filme trata as questões que se passam em nossa cabeça em certas encruzilhadas que encontramos no caminho. Doce, maduro e encorpado, Sideways - Entre Umas e Outras é como o ápice de um vinho.