cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    SPEED RACER

    Por Angélica Bito
    09/05/2008

    Ao adaptar o cultuado anime homônimo em longa-metragem live action, os festejados irmãos Wachowski (Matrix) resolveram abusar da velocidade, cores e explosões num filme que traz referências visuais que remetem aos desenhos animados. Apesar de ser um tanto quando histérico, especialmente na questão estética, Speed Racer mostra-se fiel ai visual da animação que o originou. Além disso, o filme desfila efeitos digitais capazes de dar velocidade e agilidade necessárias às cenas das corridas.

    Baseado na série criada nos anos 60 por Tatsuo Yoshida, Speed Racer mostra as aventuras do jovem piloto Speed (Emile Hirsh) e seu potente carro Mach 5 nas pistas de corrida. Desde pequeno, o menino sempre se mostrou obcecado pelas corridas, reflexo direto da paixão nutrida por a família Racer. Pops (John Goodman), o pai, possui uma oficina mecânica e estimula seu filho mais velho, Rex (Scott Porter), a seguir com sua carreira no automobilismo. Mas, quando uma fatalidade o mata na pista mais perigosa fora do circuito, a paixão do pai é ofuscada. O sucesso de Racer anos depois só faz com que toda a família - incluindo também a mãe (Susan Sarandon), o irmão mais novo Gordinho (Kick Gurry) e o sensacional chimpanzé de estimação da família (ele rouba a cena sempre que aparece) - envolva-se novamente nas corridas de velocidade com a paixão de antigamente.

    No entanto, nem tudo são flores e reflexo do talento de Speed por trás de um volante. Ele tenta combater inescrupulosos empresários que querem lucrar com as corridas forjando resultados e comprando ganhadores, como o multimilionário Royalton (Roger Allam). Para isso, recebe a ajuda de sua namorada Trixie (Christina Ricci), do misterioso Corredor X (Matthew Fox) e o jovem Taejo Togokhan (Rain, um ídolo juvenil na Coréia do Sul, mas relativamente desconhecido no mercado internacional, pelo menos até o lançamento deste filme).

    O visual de Speed Racer é o que mais chama atenção. A direção de arte valoriza figurino, cenários e objetos de cores bem fortes, como nos desenhos originais. As cenas de corridas são eletrizantes e o mundo único criado no filme é de encher os olhos. São luzes, explosões e cores os componentes desta aventura completamente audaciosa, fantasiosa e divertida.

    Speed Racer é um festival de caprichados efeitos especiais que enchem os olhos do espectador. Alguns - principalmente os mais velhos - podem sair cansados após tantos estímulos visuais, mas o longa é um deleite aos jovens espectadores, principalmente por serem acostumados às cores dos videogames. Afinal, muitas cenas do filme - principalmente as de corridas - parecem jogos eletrônicos.