STRAIGHT OUTTA COMPTON - A HISTÓRIA DO N.W.A.
O mundo do show business tem muita sujeita em seus bastidores e o público não é inocente nesse aspecto. É com esse raciocínio que Straight Outta Compton - A História Do N.W.A.. passa a limpo a escalada para a fama de Ice Cube (O'Shea Jackson Jr., filho do personagem real), Dr. Dre (Corey Hawkins, de Sem Escalas), Easy-E (Jason Mitchell, de Contrabando) e seus parceiros musicais.
O longa se inicia quando os futuros astros ainda são estudantes do ensino médio nos meados dos anos 1980 em Compton, cidade próxima a Los Angeles. A história segue até a morte de Easy-E por complicações da AIDS em 1995.
Com um intervalo tão longo e sem grandes hiatos na narrativa, o mesmo elenco defende os personagens do começo ao final do enredo. Assim, nas cenas iniciais, os atores são muito mais velhos do que os personagens, mas trata-se de uma armadilha inescapável – a não ser em um projeto como Boyhood: Da Infância À Juventude (2014).
O longa compensa essa barreira inicial com uma enxurrada de sinceridade, um ato de coragem quando se retrata figuras polêmicas como o N.W.A.. A aproximação de gangues, o uso de drogas, as artimanhas do empresário Jerry Heller (Paul Giamatti, de Terremoto: A Falha De San Andreas), as aventuras sexuais que teriam levado à contaminação de Easy-E pelo HIV e tantos outros assuntos delicados não ficam de fora da tela.
Outra vantagem de seguir o caminho da autenticidade é que Straight Outta Compton torna-se uma obra mais acessível. Tudo está às claras, então quem não conhece a história real e não é fã do grupo consegue aproveitar a sessão. A compreensão da trama é garantida pela narrativa sem eufemismo. Enquanto isso, a conexão emocional com os personagens é obtida pela percepção de que se trata de pessoas de verdade nas cenas, com virtudes, sonhos e falhas de caráter.
Como é de se esperar, haverá um entendimento de mais camadas do roteiro por iniciados e ainda existe a diversão de encontrar as referências que as cenas do filme trazem. A principal delas é a pequena participação de outros astros do hip hop estadunidense. Entre brigas e disputas, o fã receberá como grata surpresa a entrada em cena de Snoop Dogg (Keith Stanfield, de Selma), Tupac Shakur (Marcc Rose) e outros ícones do gênero musical.
Por outro lado, Straight Outta Compton pode gerar insatisfação nos fãs mais empolgados. Isso porque o roteiro faz algumas alterações para que a história real caiba em um filme – um processo imprescindível em toda adaptação. As mudanças são evidentes para os fãs, mas são um mal necessário para que seja entregue um filme com coerência dramática.