cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    SUPERNOVA

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Século 22. Uma equipe médica de resgate recebe um pedido de socorro emitido por uma nave mineradora. Porém, o chamado se revela uma traiçoeira armadilha que coloca em risco mortal toda a tripulação.
    O velho tema do "intruso perigoso dentro de uma nave espacial" é explorado pela enésima vez. Quem não se lembra de todos os Aliens, de O Enigma do Espaço e de tantos outros no gênero? E pior: sem nenhuma colaboração que possa adicionar qualquer novidade a tudo o que já foi filmado antes.

    A cãmera - quase sempre em plano fechado - não pára de balançar, como que querendo dar uma sensação de movimento e de flutuação espacial, mas na realidade deixando apenas a platéia mareada.
    Roteiro fraco e interpretações caricatas explicam o grande fracasso de Supernova nos cinemas americanos, onde seu faturamento não passou de US$ 15 milhões (o custo chegou a US$ 60 milhões!). O resultado é tão desastroso que o diretor Walter Hill (o mesmo de Ruas de Fogo e 48 Horas), decepcionado, preferiu assinar o filme com o pseudônimo de Thomas Lee.

    Triste destino para James Spader (Stargate, Sexo Mentiras & Videotape, True Colors) que sussurra o tempo todo tentando fazer o gênero do "heróis cool". E repare também como a nave espacial parece uma gigantesca furadeira elétrica...

    Dinheiro jogado fora. Dos produtores e de quem for assistir.


    26 de outubro de 2000
    ------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br