cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    SURF ADVENTURES 2 - A BUSCA CONTINUA

    Por Sérgio Alpendre
    27/03/2009

    Não consigo imaginar nada mais distante da minha personalidade e do meu universo social do que o surfe.

    A declaração acima é necessária como prova de que não tenho nenhuma pré-disposição contra ou a favor de um filme que ilustre em 100% de suas imagens esse universo. Afinal, se eu tivesse algum problema, não ficaria me declarando distante do universo assim tão facilmente, não? Mas a declaração também é necessária para se combater a mania que a grande imprensa tem de colocar um especialista em surfe para criticar um filme sobre o assunto, ou um cozinheiro para criticar um filme gastronômico como A Festa de Babette, ou um advogado para criticar um filme de tribunal. Não. Todos esses filmes devem ser criticados por um crítico de cinema. Simples assim, não adianta inventar.

    Aviso dado, é mais necessário ainda dizer que Surf Adventures 2 - A Busca Continua é filme para qualquer público, por méritos próprios e das ondas que protagonizam as cenas impressionantes captadas pela equipe de filmagem.

    A estrutura se assemelha bastante à do primeiro filme. Acompanhamos alguns surfistas muito bons em busca da onda perfeita - aquela que nunca virá, pois se isso acontecesse, a busca terminaria, e consequentemente, a graça de tudo também. De melhor, temos as imagens, que conseguem ser mais ousadas, mais de dentro dos tubos (o que fica embaixo da crista da onda), mais impressionantes do que as do primeiro Surf Adventures. De pior, temos a narração, empobrecida por um texto fraco, metido a esperto, mas que luta contra o espírito do filme e a trilha sonora.

    Nada que atrapalhe a fruição. Surf Adventures 2 - A Busca Continua é um colírio de imagens impressionantes e sons contagiantes. Dá vontade de pegar uma prancha e ficar arriscado a tomar os maiores tombos de nossas vidas. E fica mais fácil entender porque muitas pessoas vivem e se alimentam do surfe. É, sim, me perdoem os puristas, uma filosofia de vida, e é uma filosofia bem bacana. Mérito do filme de Roberto Moura deixar isso bem claro.