TEMPO DE RECOMEÇAR
Poucos atores transitam tão bem entre a comédia e o drama como o ótimo Kevin Kline (de Um Peixe Chamado Wanda, A Escolha de Sofia, Será Que Ele É?). É ele exatamente a maior qualidade do filme Tempo de Recomeçar, uma dramática história agridoce sobre um tema que sempre provoca lágrimas: o relacionamento entre pais e filhos.
Kline interpreta George Monroe, um arquiteto de meia-idade, decadente, divorciado, afastado emocionalmente de seu filho Sam (Hayden Christensen, o Anakin Skywalker do Episódio 2 de Star Wars), que chega ao fundo do poço ao ser despedido do emprego. Numa tentativa desesperada de retomar o curso de sua vida, George se entrega de corpo e alma a duas tarefas eternamente adiadas de sua agenda pessoal: construir sua tão sonhada casa e retomar o contato com o filho rebelde. Duas tarefas que vão lhe exigir o máximo de esforço e dedicação, mas que poderão transformar completamente a sua vida. Ou do que resta dela.
O simbolismo é mais do que claro: a construção da obra traça um paralelo com a reconstrução da vida. Ao derrubar um velho barraco para erguer no mesmo terreno uma bela e sonhada casa, George está na realidade tentando se livrar de todos os conceitos errados que fizeram seus relacionamentos humanos desabarem durante o tempo. O tema da segunda chance – ainda que tardia – é sempre empolgante. E a continuidade dos ensinamentos representada pela transição pai/filho jamais deixa de ser emocionante. Neste sentido, Tempo de Recomeçar fatalmente faz a platéia chorar. Sem emoções baratas, graças principalmente à dignidade da interpretação de Kline, um gigante na tela. Ele até fez um curso com pedreiros e marceneiros para melhor desempenhar seu papel.
Com uma bela fotografia do húngaro Vilmos Zsigmond (o mesmo de Contatos Imediatos de Terceiro Grau) e direção de Irwin Winkler (de A Rede e À Primeira Vista), Tempo de Recomeçar é uma boa opção para o fim de semana... mas não deixe de levar lenços.
6 de setembro de 2002
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br