cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    TRAFFIC

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Traffic mostra o Steven Soderbergh que gostamos de ver: criativo, inovador e provocativo. Longe do Steven Soderbergh convencional e comercial que vimos em Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento.

    Aqui, ele esbanja novamente toda sua habilidade narrativa já demonstrada em Sexo, Mentiras & Videotape, ao montar um belo e contundente painel sobre o tráfico de drogas. São três histórias que se entremeiam. Na primeira, dois policiais da fronteira mexicana se descobrem absolutamente impotentes em empreender qualquer ação contra os poderosos do mundo das drogas. Na segunda, um poderoso juiz norte-americano tenta mover uma cruzada contra as drogas, sem saber que sua filha está se tornando viciada. E na terceira, uma rica socialite vê seu mundo cair ao descobrir que a origem da fortuna do seu marido está diretamente ligada ao tráfico.

    Na contramão das grandes produções hollywoodianas, Traffic não tem medo de ser visualmente sujo. Feio até. Borra propositalmente suas cores, estoura o grão da película, foge do glamour do cinemão comercial. Ou seja, é coerente com o tema. Até Catherine Zeta-Jones, inchada pela gravidez, deixa de lado toda a beleza que a consagrou em filmes anteriores.

    Mais que um estilista visual, Soderbergh se mostra um exímio narrador. O espectador não perde o fio condutor muito menos o interesse por estas três histórias que desfilam pela tela em quase 150 minutos de projeção. É um filmão - em todos os sentidos da palavra - que já pode ser considerado vencedor de pelo menos um Oscar: o do ator coadjuvante para Benicio Del Toro.

    14 de março de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br