cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    TRUQUE DE MESTRE

    Longa deseja tanto impressionar que acaba previsível
    Por Cristina Tavelin
    01/07/2013

    Truque de Mestre é um daqueles filmes que desejam te impressionar  a qualquer custo  - cheio de charadas e reviravoltas, aparições e fugas misteriosas. Com esse objetivo, carrega todas as características típicas de ação e suspense. Um agente intrigado, uma mulher bonita e determinada, bandidos com bom coração, muitos dilemas envolvendo o passado...

    Quatro mágicos são convocados por uma pessoa desconhecida, por meio de cartas de tarô, a se encontrarem em um determinado endereço. A partir daí, começam a fazer shows de ilusionismo que envolvem hipnose e furto a bancos em frente a plateias dignas dos shows de Las Vegas.

    Obviamente, FBI passa a rastrear as aparições do bando e Dylan Rhodes o representa. Alma Dray, delegada francesa da Interpol, logo ganha sua hostilidade. Obviamente, os dois terão um caso. Não há discrição que salve o próprio filme do spoiler.

    Mélanie Laurent (Bastardos Inglórios) está bem no papel de Alma, assim como Mark Ruffalo (Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças) na pele do agente do FBI. No geral, as atuações são boas. Mas personagens rasos não dão muito espaço para os atores irem além do lugar comum.

    Morgan Freeman faz uma espécie de mágico rival daquele que agencia o grupo. Há uma teia envolvendo vários desafetos na trama, mas não se preocupe com a possibilidade de perder-se nesse emaranhado de relações. Truque de Mestre explica tudo de maneira didática: as rivalidades, os porquês, os sentimentos. Não resta nada nas estrelinhas digno de reflexão.

    Não que isso seja um problema. O filme tem essa levada superficial mantida por um roteiro megalomaníaco e bem articulado. Entretanto, não há espaço algum para naturalidade, aspecto necessário para gerar certo equilíbrio. Visualmente, a iluminação artificial dos shows de mágica dá o tom do longa, com muitas cores exageradas e flashes.

    Truque de Mestre parece reunir tudo o que se espera de seu estilo: planos mirabolantes, perseguição, surpresa. Porém, por seguir à risca o script, acaba previsível e perde a graça. A revelação do final causa apenas um leve espanto após tantos truques. Quando você já espera ser enganado, está muito atento à armadilha para se deixar ludibriar.