cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    U-571 - A BATALHA DO ATLÂNTICO

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Não sei direito quem disse - talvez tenha sido Albert Einstein - que em todas as guerras a primeira grande vítima sempre é a Verdade. Bom, se a mentira impera na guerra, imagine então nos filmes de guerra. Por isso, nem pense em levar a sério a história de U-571 - A Batalha do Atlântico.

    Tudo gira em torno da Enigma, uma poderosa máquina nazista de cifragem e decifragem de mensagens, e sua captura pela marinha americana, o que teria mudado os rumos da 2ª Guerra Mundial. Tudo muito bonito, não fosse por um pequeno "detalhe" histórico: a Enigma na verdade foi capturada pela marinha britânica, antes mesmo dos EUA entrarem no conflito. Não foi à toa que os ingleses protestaram muito contra o filme. Na terra do Tio Sam, porém, onde a fantasia sempre imperou sobre a realidade, o público nem ligou para a polêmica, e deixou quase US$ 80 milhões nas bilheterias dos cinemas que exibiam U-571.

    Imprecisões históricas à parte, U-571 engrossa a lista de bons títulos que têm colocado os filmes sobre a 2a. Guerra novamente na pauta da moda cinematográfica. Os outros são O Resgate do Soldado Ryan, Além da Linha Vermelha e o aguardado Pearl Harbor, mega produção de Jerry Bruckeimer com estréia prevista para maio de 2001.

    A trama de U-571 mostra um submarino nazista em alto mar, avariado, à espera de ajuda. Espertamente, a inteligência americana fica sabendo do caso e envia um submarino americano "disfarçado" de nazista para a abordagem e para a conseqüente captura da tão preciosa máquina Enigma. Mas, algo na missão dá errado (se as coisas não dão errado, como fazer filmes?), e os marinheiros americanos vão ter de comer o pão que Hitler amassou para conseguir escapar dessa.

    Mesmo não recomendado para quem gosta de História, o filme é uma boa pedida para os fãs do cinema de ação, com todos os elementos clássicos do gênero presentes: heroísmo, muitos bombardeios e explosões, aventura, perseguições, ótimo ritmo. O típico filme que os garotos adoram e que as garotas detestam (não tem romance, nem personagens femininos fortes). Aliás, nem todas as garotas vão detestar, já que o roqueiro Jon Bon Jovi está num dos papéis de destaque.

    Mesmo com temática tão patriótica, U-571 é uma co-produção entre França e EUA, com filmagens realizadas nos grandiosos estúdios italianos de Cinecittá (onde até réplicas de submarinos em tamanho natural foram construídas), e na Ilha de Malta, mesmo local que abrigou as locações de O Gladiador.

    09 de outubro de 2000
    ------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br