cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    UM DIA DE RAINHA

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Não se deixe enganar pelo título: Um Dia de Rainha, na realidade, retrata um verdadeiro “dia de cão” na vida de quatro pessoas. Das oito da manhã até as seis da manhã do dia seguinte, o roteiro de Marion Vernoux (roteirista também do bom Instituto de Beleza Vênus) e da estreante Nathalie Kristy se ocupa em desfilar uma incrível sucessão de contrariedades e decepções de um grupo de franceses. São pequenas coisas que se acumulam num período muito curto de tempo e acabam transformando a vida de cada personagem num verdadeiro inferno. Tanto que em alguns países o título do filme é A Hell of a Day.

    Um pequeno congestionamento ou uma simples discussão pode acender a já bastante inflamada chama do tradicional mau humor francês. E fazer com que tudo exploda. Estes pequenos acidentes de percurso da vida – que o francês costuma chamar de “par hasard” - fazem o pano de fundo de uma comédia tipicamente francesa: humorada, sim, mas mal-humorada. Quem souber rir de si mesmo vai curtir, já que o filme retrata várias situações que, de uma forma ou de outra, já foram vividas por nós mesmos.

    O bom elenco ajuda a segurar o interesse pela trama. Nele está o ótimo espanhol Sergi López (de Harry Chegou Para Ajudar) e Hélène Fillièlles (de Instituto de Beleza Vênus), prêmio César de atriz mais promissora do ano.

    19 de setembro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br