cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    UM LUGAR SILENCIOSO

    Por Thamires Viana
    04/04/2018
    Crítica - Um Lugar Silencioso

    Os grandes fãs de filmes de terror geralmente são exigentes e é difícil ser surpreendido com as novidades que chegam aos cinemas. Nos últimos anos fomos agraciados com longas de boa qualidade, como é o caso de Invocação Do Mal e O Babadook, mas nem sempre há lançamentos que nos fazem tremer na cadeira.

    Nesta quinta-feira (05) estreia Um Lugar Silencioso, filme escrito, dirigido e atuado por John Krasinski. No elenco também estão os atores Emily Blunt, Millicent Simmonds e Noah Jupe. A trama se passa nos Estados Unidos onde uma família é perseguida por criatura assustadora que reage a sons. Por isso, eles precisam viver em silêncio absoluto para se protegerem.

    Antes de qualquer coisa, saibam que esse filme é única e exclusivamente sobre o silêncio e sobre como o ser humano se sente agoniado quando não pode reagir através da fala. A primeira regra já está presente no cartaz oficial do filme: "Não Faça Barulho", e é exatamente preso à regra que você poderá se sentir nos 90 minutos da trama. É aí que está o terror! 

    O grande destaque é certamente a direção de Krasinski. É possível ver que ele se aperfeiçoou desde seus últimos trabalhos como diretor - Família Hollar e três episódios da série The Office - e traz um trabalho impecável. Não importa se você é fã ou não de terror, esse filme tem a capacidade de te prender na cadeira do início ao fim.

    Com um roteiro recheado de tensão, o silêncio que para muitos pode parecer monótono, se torna nada menos do que a peça chave que envolve toda a trama e isso foi um dos maiores acertos de Um Lugar Silencioso. A sensação é de que cada ruído ou barulho irá desencadear tragédias e destruir todo o esforço que a família faz para se manter viva.

    A atuação de Blunt, que é também esposa de Krasinski na vida real, é fenomenal. A atriz desempenha o papel de uma mãe preocupada com os filhos e que não mede esforços para protegê-los. Durante as situações de perigo e fragilidade, o lado 'leoa' se mostra ainda mais presente, o que faz o espectador sentir um pouco mais de "tranquilidade" quando à vida das crianças.

    Millicent Simmonds, uma jovem atriz americana de apenas 14 anos, que vive graciosamente a filha mais velha da família. Devido a deficiência auditiva, a personagem carrega em si toda uma tensão durante o filme. É nela que se concentra uma das maiores cenas que arrepia o espectador. Dá vontade de atravessar a tela e salvá-la da criatura quando esta não percebe o perigo se aproximando. 

    Os personagens, por mais empáticos que se tornem para o público, não têm seus nomes revelados. Ainda assim, é possível se apegar à família só por sentir que a situação é extremamente grave. Não tem como não se colocar no lugar deles e imaginar como se sairia nessa situação.

    Um Lugar Silencioso chega como uma grata surpresa aos fãs de suspense e também para aqueles que adoram se sentir mergulhados em uma trama. Com ótimas atuações, roteiro redondo e enquadramentos impecáveis, o longa tem tudo para se firmar nas listas dos melhores lançamentos do ano no gênero.