cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    UM SENHOR ESTAGIÁRIO

    Robert DeNiro mostra versatilidade em papel mais retraído
    Por Iara Vasconcelos
    24/09/2015

    O conflito entre a nova e a velha geração é abordado de maneira cômica em nosso cotidiano, afinal bastam alguns minutinhos no Youtube para encontrar vídeos que tiram sarro da relação conflituosa entre os idosos e a tecnologia. Nessa época em que tudo evolui em tempo recorde, a diretora norte-americana Nancy Meyers resolve nos brindar com uma sensível e divertida visão desse choque de épocas em Um Senhor Estagiário.

    A trama traz ninguém menos que a dupla Robert DeNiro e Anne Hathaway como dois legítimos representantes desses tempos tão diferentes. A história acompanha Ben, viúvo de 70 anos e cavalheiro à moda antiga, que desde a morte da esposa, participa ativamente de várias atividades para manter a mente ocupada. 

    Durante uma caminhada, ele se depara com um anúncio que recruta estagiários da terceira idade para trabalhar em uma start-up de moda em plena ascensão, cujo único requisito é gravar e publicar um vídeo na internet explicando o motivo do interesse na vaga. Ben tenta desvendar o significado dos diferentes formatos de vídeo e essa cena sintetiza a graça do filme.

    Mesmo um pouco inseguro, ele resolve tentar e, para sua surpresa, acaba conseguindo o emprego, mas sua empolgação dá lugar ao sentimento de descaso quando é escalado para trabalhar com Jules, fundadora da empresa e perfeita definição da agitada geração Y. A personagem é contra o programa de estagiários da terceira idade e aceita trabalhar com Ben, mas quase nunca pede por sua ajuda.

    É interessante perceber a intenção de Meyer fazer questão de abordar temas importantes como respeito, ética e feminismo, o que afasta qualquer título de comédia descomprometida que possa ser empregado. O que não tira a diversão do longa.

    Além disso, a atuação de DeNiro é impecável, daquelas que não nos permite desgrudar os olhos da tela. Na pele de Ben, ele mostra que consegue cativar o público mesmo fora dos papéis de "durão" que o fizeram famoso, como o de Jimmy Conway, em Os Bons Companheiros, o lutador Jake LaMotta de Touro Indomável e do ex-veterano do Vietnã Travis Bickle, de Taxi Driver. É até engraçado vê-lo no lugar de um senhor tão humilde e retraído, mas são performances assim que provam o verdadeiro talento de um ator e sua capacidade de se transformar.

    Hathaway segue com o bom trabalho. Sua atuação não compromete o resultado final, mas também não há impressiona – com exceção da ótima química com DeNiro. 

    Um Senhor Estagiário não te fará gargalhar e seu desfecho é bastante decepcionante, mas apesar de seu argumento central clichê – o de que jovens e velhos precisam aprender uns com os outros - a forma humana e sincera como a história é contada, sem julgamentos morais e condenações, a eleva a um patamar acima das outras.