cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    UMA HISTÓRIA REAL

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Quem curte cinema já sabe: se o filme é dirigido por David Lynch, o mesmo diretor de Veludo Azul, O Homem Elefante e A Estrada Perdida, devemos sempre esperar por alguma coisa diferente. Talvez mórbida, com certeza perturbadora. Certo? No caso de História Real, errado. Este é um dos filmes mais convencionais e tradicionais já dirigidos por Lynch. O que não tira, de maneira alguma, os méritos deste excelente road movie da Terceira Idade.

    Baseado num fato real acontecido em 1994, História Real conta a delicada e comovente história de Alvin Straight, um homem de 73 anos que recebe a notícia que seu irmão está muito doente. Porém, Alvin mora na zona rural, não dirige, e percorrer de ônibus os 700 quilômetros que o separam de seu irmão significaria um imenso sacrifício. Ele se decide, então, por uma solução radical: pegar a estrada a bordo de um tratorzinho cortador de grama e chegar ao seu destino, custe o que custar. A jornada será longa e perigosa.

    Este simples fio de história é suficiente para que Lynch realize um trabalho dos mais sensíveis e emotivos. A viagem solitária de Alvin permite os mais variados tipos de reflexão – tanto para ele como para o público – principalmente no tocante às complicadas relações familiares. Sóbrio, envolvente, e com excelentes interpretações de todo o elenco, História Real foi selecionado para a Mostra Oficial do Festival de Cannes de 1999, ganhou o Screen International como Melhor Filme Estrangeiro, ganhou em duas categorias (ator e fotografia) as premiações do New York Film Critics Circle e foi considerado um dos 10 melhores filmes de 1999, de acordo com o National Board of Review.

    Richard Farnsworth foi indicado para o Oscar de Melhor Ator e, aos 79 anos, foi o concorrente mais velho ao prêmio da Academia. Ironicamente, porém, este seria seu último trabalho no cinema: Farnsworth suicidou-se pouco tempo após a conclusão das filmagens.

    História Real é um belo trabalho, adulto e emotivo, que merece ser conferido nos cinemas.

    Uma curiosidade: na história real, o pequeno trator de Alvin Straight, que anda a 7 km/h, percorreu 700 quilômetros e levou seis semanas até chegar ao seu destino.

    9 de janeiro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br