cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    UMA LIÇÃO DE AMOR

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    O tema tinha tudo para cair no piegas: rapaz deficiente mental luta na justiça para manter a guarda de sua filha de seis anos. Felizmente, o bom senso prevaleceu e o difícil roteiro de Uma Lição de Amor acabou se transformando num belo trabalho, sensível sem ser choroso, emocionante sem ser sentimentalóide.

    Boa parte da qualidade do filme deve ser creditada à excelente interpretação de Sean Penn, vivendo com força e dignidade o papel de Sam, um ajudante de lanchonete que tem a idade mental de um garoto de sete anos. Após uma estranha relação que o filme prefere não explicitar, Sam se percebe sozinho, pai de um indefeso bebê, tendo apenas uma vizinha (Dianne Wiest) para ajudá-lo. Sam cria sua filha sem maiores problemas até o momento em que a menina completa seis anos e, por amor ao pai, se recusa a ser mais “inteligente” do que ele. O processo judicial pela guarda da garota é inevitável. É neste ponto que entra em cena a carismática figura de Michelle Pfeiffer vivendo uma advogada tragicomicamente estressada.

    A direção de Jessie Nelson, a mesma de Corina, uma Babá Perfeita, sabe como equalizar as emoções e consegue até extrair alguns momentos cômicos de um tema tão denso. Jessie também se revela uma ótima diretora de elenco, extraindo excelentes interpretações tanto de Penn (indicado ao Oscar de Ator) como de Michelle, e ainda da expressiva garotinha Dakota Fanning. Dando mais ritmo e agilidade à trama, a trilha sonora de Uma Lição de Amor é toda recheada de músicas dos Beatles, uma verdadeira paixão obsessiva do personagem Sam. Não por acaso, ele batiza sua filha de Lucy (in the sky, with diamonds).

    21 de março de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br