cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    UMA NOVA AMIGA

    François Ozon usa bom humor para discutir transexualidade
    Por Iara Vasconcelos
    15/07/2015

    François Ozon é um dos cineastas mais ativos dessa nova leva francesa. Com a média de um filme por ano, alcançou notoriedade no Brasil com Dentro Da Casa(2012) e Jovem E Bela(2013), ambos bem recebidos pela crítica. Em Uma Nova Amiga, ele desconstrói, com sutileza e bom humor, todo o taboo em volta da transexualidade.

    A primeira parte da trama aborda a amizade entre Claire e Laura. As duas se conheceram quando ainda eram e cresceram com brincadeiras arriscadas e pactos de sangue, passando pela adolescência, com suas paixonites e a descoberta da sexualidade, até a vida adulta. Na aura criada pelo cineasta é possível perceber que Claire parece sempre intimidada pela amiga, moça de longos cabelos loiros e olhos azuis que chama a atenção por onde passa. Ao mesmo tempo, seu olhar de admiração por vezes sugere que o sentimento entre as duas possa ser, de fato, amoroso.

    Laura é sempre a primeira a realizar todos os objetivos que são o sonho de consumo de uma vida burguesa: Noivar, casar, ter filhos e formar a família perfeita. Durante uma festa, conhece David e os dois iniciam um relacionamento. Não demora muito para que Claire também acabe subindo ao altar com Gilles, rapaz que conheceu no mesmo lugar. Mas a amizade das duas é interrompida pela grave doença de Laura, que surge após dar à luz a uma menina.

    Abalada pela perda da companheira de infância, Claire passa a ficar cada vez mais reclusa, pedindo até férias do trabalho. Até que, por curiosidade, resolve adentrar a casa da amiga falecida e se depara com David vestido de mulher. É nesse momento que os dois criam uma ligação de proximidade para manter o ocorrido em segredo. Acontece que a cada dia que passa, David se descobre mais como mulher, apesar de deixar claro que ainda se atrai sexualmente por elas.

    O grande acerto de Ozon foi mesclar o suspense – aqui representado pelo segredo entre Claire e David – e o bom humor – como a ida às compras, as trocas de roupa, as dicas de maquiagem – além de debater de forma sensível, ainda que estereotipada, a transexualidade. Ao longo da trama conseguimos criar empatia por David que, além de lidar com seus conflitos internos, precisa enfrentar o preconceito e estranhamento dos familiares e pessoas próximas.

    A trama de Uma Nova Amiga estimula o espectador a ir além e despir-se dos seus prejulgamentos. É impossível colocar seus personagens em caixinhas ou lhes impor rótulos. Ali estão todos os eles, com suas particularidades, seus medos, suas bagagens e a fluidez dos sentimentos e desejos. Uma Nova Amiga consegue abordar todo esse redemoinho emocional com muita irreverência e sem descer do salto (literalmente).