UMA QUESTÃO DE FAMÍLIA
Sandeman (o ótimo Richard Harris, de Gladiador) acredita que tem uma família razoavelmente unida. O império construído com o dinheiro do crime e do tráfico de drogas permitiu a ele algumas extravagâncias financeiras, como presentear uma de suas filhas com um time inteiro de futebol. Ou financiar o bordel de luxo de outra. Porém, a morte inesperada de sua esposa Many (Lynn Regrave) rapidamente expõe a dura realidade: a família está totalmente desagregada. Duas de suas filhas são capazes de tudo pela herança da mãe, enquanto a terceira o renega por sua vida de crimes.
Uma Questão de Família não esconde suas raízes trágicas: inspirado em Rei Lear, de Shakespeare, o filme não usa meias palavras para escancarar a falsidade das relações de uma família que tem na ganância seu principal valor. Mentiras, traições, assassinatos, tudo é válido na busca pelo poder econômico infinito. Uma busca que gera uma violência em espiral ascendente, que atinge a todos sem distinção e não demora a retornar, impiedosa, à própria origem.
Ambientado numa Liverpool decadente, sofrida e maravilhosamente fotografada em tons opressores, Uma Questão de Família é uma tragédia clássica de amor e ódio, de culpa e vingança. Temas imortais tanto na época de Shakespeare como nos violentos dias atuais.
17 de junho de 2002
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br