VELOZES E FURIOSOS
Grupo de corredores de automóvel tira "rachas" ilegais pelas ruas de Los Angeles, colocando em risco várias vidas. Audazes e irresponsáveis, alguns deles são suspeitos de formar uma quadrilha especializada em roubos de cargas de caminhões, em manobras ousadas, conduzidas em alta velocidade. Para investigar o caso, a policia infiltra um piloto entre os marginais.
Direcionado ao público adolescente masculino, Velozes e Furiosos tem muita técnica e pouco conteúdo. As cenas de corrida impressionam e a ação é constante, mas o roteiro é simplista e previsível. O filme dá muito mais importância aos carros e aos motores que às próprias personagens femininas, quase todas reduzidas a meros objetos.
A trilha sonora, mais do que barulhenta, e a montagem ágil ajudam a marcar o ritmo alucinante desta aventura dirigida por Rob Cohen, o mesmo de Sociedade Secreta e Daylight.
Inspirado num artigo de revista, Velozes e Furiosos foi um grande sucesso comercial nos Estados Unidos: custou US$ 38 milhões e faturou mais de US$ 140 nas bilheterias do país.
26 de setembro de 2001
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br