cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    VERSIFICANDO

    Por Angélica Bito
    22/05/2009

    Com apenas 52 minutos, o documentário Versificando parece filme feito para a TV, mas acabou entrando em cartaz numa sala em São Paulo. Afirmar que a produção parece ter sido produzida especialmente para a televisão não é um problema, mas dá a um possível espectador a ideia do que pode encontrar: didatismo e uma direção correta, sem inovações.

    A ideia do média-metragem dirigido por Pedro Caldas é rodado em São Paulo. É na metrópole que o diretor busca quem participa de práticas da poética improvisada, como o repente, a embolada e o cururu - o repentismo à moda caipira -, até os mais atuais, como o samba de partido alto e o hip hop freestyle.

    Versificando acompanha apresentações que ilustram as práticas, que vão desde improvisações na Praça Ramos de Azevedo, no Centro de São Paulo, até shows no Sesc Pompéia e na boate Vegas. Ambientes tão diversos representam a diversidade de práticas de improvisação poética abrangida pelo documentário.

    O didatismo a qual o diretor utiliza para apresentar as práticas é essencial para que o documentário as apresente com clareza o tema proposto. Ao focar a pluralidade na versificação, o filme tem como base a mesma pluralidade social de São Paulo, que abriga tantas etnias e migrantes que, juntos, formam essa massa diversificada que é esta cidade.