cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    VINGADORES - ULTIMATO

    Por Daniel Reininger
    23/04/2019

    Épico, emocionante e divertido. Vingadores - Ultimato encerra com maestria 22 filmes da Marvel Studios, 11 anos de produções incríveis em um universo enorme e coeso, algo nunca visto antes no cinema. A expectativa após Guerra Infinita era gigantesca e poucos achavam que seria possível acertar a mão na conclusão da saga. Os Irmãos Russo conseguiram.

    Não vou dar spoilers aqui, fique tranquilo, mas é importante saber que o filme começa de onde Guerra Infinita parou. É a segunda parte da história contada em 2018 e por isso é importante ir ao cinema com isso em mente.

    + Entenda a cronologia dos Vingadores

    Aliás, quanto mais produções do Universo Cinematográfico da Marvel você tiver assistido, melhor a experiência será. Pense na saga como a temporada de uma série: assistir ao final, sem ver boa parte dos capítulos anteriores, não faz muito sentido. A graça está no todo.

    Apesar de suas três horas de duração, o filme passa rápido, com ritmo fluído e narrativa coesa. É muita coisa acontecendo, então é preciso prestar bastante atenção e, claro, existem alguns erros e atalhos de roteiro, mas nada que tire o brilho dessa produção incrível, que deve ter sido um verdadeiro inferno para roteirizar, filmar, conciliar agendas do elenco e editar. É impressionante ter dado certo.

    + Confira curiosidades sobre Vingadores: Ultimato

    Apesar do potencial pesadelo logístico, a produção parece ignorar os desafios e entrega um filme digno dos 11 anos da Marvel Studios. Certamente é o mais dramático entre os 22 e olha que Guerra Infinita, Pantera Negra, Guerra Civil e Soldado Invernal disputam esse posto também.

    Para se ter uma ideia da importância desse filme para a cultura pop, a sala de cinema onde assisti ao lado de outros críticos foi tomada por emoções diversas: muitas risadas, claro, afinal ainda é um filme da Marvel, comemorações em momentos chave, silêncio absoluto nas horas de tensão e muito choro. Eu chorei, pelo menos, em três momentos...nada mais justo, afinal, são 10 anos de história desses personagens tão amados.

    Tecnicamente, o filme mantém a qualidade de Guerra Infinita. CGI competente, mas nem sempre ideal. Algumas batalhas ficam escuras por conta do excesso de efeitos, mas isso já era esperado. Alguns momentos são bastante impressionantes e visualmente marcantes, especialmente quando as coisas encaminham para o final. Eu já mencionei que o filme é épico? Pois é, vou reforçar esse ponto aqui.

    Em termos de interpretação, fica claro que os atores estavam comprometidos a entregar algo realista em termos de emoções e questões humanas. O retorno de coadjuvantes de luxo ajuda a criar momentos impactantes do ponto de vista dramático. Diversos arcos são encerrados com diálogos de qualidade, algo sempre inusitado para um filme de super-heróis.

    Josh Brolin, como Thanos, entrega momentos impactantes novamente e se consolida como o melhor vilão da Marvel Studios. E como o longa foca nos Vingadores originais, funciona até melhor do que Guerra Infinita. É muito bom ver Capitão América (Chris Evans) e Tony Stark (Robert Downey Jr.) no centro da ação novamente. Aliás, Chris Hemsworth está ótimo como um Thor que você nunca viu. Seguindo um pouco do tom de comédia de Ragnarok, o deus do trovão rouba a cena.

    + Ranking dos vilões da Marvel

    Falando do enredo, é como se Guerra Infinita tratasse sobre luta e sacrifício e Ultimato sobre os efeitos da derrota. O que você faz quando tudo está perdido e não há como reverter a situação? Como segue em frente? Como lida com a depressão? E com o fracasso?

    Parecia improvável que um filme de super-heróis entrasse com peso nesses aspectos, mas é exatamente o ponto desse longa, como seguir em frente da forma como for possível. Mas é claro que, por ser um filme dos Vingadores, um dos jeitos de lidar com tudo isso é enchendo vilões de porrada.

    Vingadores - Ultimato possui tantos momentos incríveis, que minha vontade era de enumerar aqui cada um deles, mas como a ideia é não dar spoilers, você vai ter que assistir para descobri-los. Dizer que Ultimato é meu favorito da Marvel seria um erro, afinal ele não existiria sem os longas anteriores. É isso que faz dele algo tão magnífico. São 22 filmes se encontrando em apenas um evento gigantesco, mas ainda capaz de divertir. É uma experiência cinematográfica única. Se você ama cinema ou cultura pop, precisa assistir Ultimato na telona. Não vai se arrepender.

     

    Cuidado possíveis SPOILERS adiante:

    Só mais um comentário ainda nessa crítica, embora seja um spoiler, mas seria injustiça não falar sobre:

    A forma como a viagem no tempo é tratada em Ultimato é bem interessante, uma das melhores que vi no cinema em muito tempo. E faz sentido com a proposta do filme e com o encerramento do Universo Cinematográfico da Marvel. De Volta Para O Futuro é constantemente citado, assim como outros longas com essa temática, exatamente para deixar claro que as coisas aqui são diferentes. O mais legal é que funciona.

     

    SAIBA MAIS SOBRE VINGADORES: 

    + Cronologia MCU: Entenda a Linha do Tempo dos Vingadores
    + Tudo o que sabemos até agora sobre Vingadores: Ultimato
    + Confira curiosidades sobre Vingadores: Ultimato
    + Vingadores: Ultimato terá 03 horas e 02 minutos de duração
    + Pode chorar! Vídeo relembra heróis perdidos após Thanos
    + Diretores indicam quais filmes ver antes de Ultimato
    + Poder dos Vingadores: Quem tem mais chances contra Thanos?
    + Heróis se unem em vídeo inédito de Vingadores: Ultimato
    + Gavião Arqueiro irá surpreender em Vingadores, diz produtora
    + Brinquedo dá SPOILER GIGANTE de Vingadores
    + Vingadores: Ultimato é um dos termos de maior busca no Google
    + Vingadores pode arrecadar quase 1 bilhão na abertura
    + Chris Evans revela que Ultimato fecha arco de Capitão América
    + Vingadores 4: Kevin Feige diz que sessões não terão pausa
    + Vingadores: Ultimato bate recorde de pré-venda de ingressos
    + Vingadores: Ultimato trará a última aparição de Stan Lee
    + Boneco revela nova arma de Thanos em Vingadores
    + Vingadores 4: Capitão América faz discurso em cena inédita
    + Vingadores: Ultimato ganha trailer com cenas inéditas
    + Os melhores cosplays de Vingadores - Ultimato
    + Vingadores: Ultimato - Se prepare para o grande final
    + Telecine traz maratona com 75 horas seguidas de Marvel
    + Kevin Feige lista os 3 maiores momentos do Marvel Studios